XII CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA E IV CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA CLÍNICA ACONTECEM NO RECIFE EM SETEMBRO

Data publicação: 23/08/2017

Responsive image

Os Congressos, que acontecerão no Recife, de 26 a 29 de setembro de 2017, nas dependências do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – Hospital Pedro II ( IMIP) buscam contemplar uma abordagem multidisciplinar onde a reflexão e o debate possam conduzir a encaminhamentos por novas propostas educativo-formativas, proposições de relações interpessoais baseadas na prática bioética, interação profissional e de comunicação humana, e nas práticas profissionais em saúde e em relações interpessoais, bem como nas Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas.

Entrevistamos o Presidente do XII Congresso Brasileiro de Bioética, Prof. Dr. José Thadeu Pinheiro, que falou sobre a importância do evento e da participação dos Cirurgiões-Dentistas nele. Confira:

*Qual a importância da realização de Congresso na área de Bioética atualmente?

Estando a Bioética na atuação da ética da vida também denomina como ética prática, trazendo reflexões para o campo de estudo inter, multi e transdisciplinar que envolve as Ciências Biológicas, a Saúde, a Filosofia, as Ciências Jurídicas, as Ciências Políticas, as Ciências Exatas e da Natureza sem perder o direcionamento para o estudo do Meio Ambiente, trazendo a discussão e ao debate questões na busca de encontrar os meios de resolver situações que permeiam o melhoramento da biotecnologia, da genética, sem perder o foco dos valores humanos. Nesse sentido se apresenta no dia a dia temas de extrema relevância para sociedade em derredor dos alimentos transgênicos, das pesquisas envolvendo seres humanos e animais, da eutanásia, do aborto, da transexualidade e transgenitalização, e assim por diante.

*E da participação do profissional Cirurgião-Dentista?

O envolvimento do Cirurgião-Dentista no evento que aborda a Bioética, surge como a possibilidade de viabilizar diretrizes aos conflitos que decorrem do avanço técnico-científico, na atuação da relação profissional-paciente, resgatando a ética das relações humanas numa perceptiva holística, sem perder o foco que o paciente não deve ser mais sujeito apático e estático como receptor da prestação de um serviço da área de saúde.

*Na sua opinião, quais os dilemas éticos mais comuns à área da Odontologia?

Na prática da atividade profissional o Cirurgião-Dentista se defronta continuamente com conflitos envolvendo situações com pacientes, com equipe de trabalho, nos serviços de saúde, na convivência com os colegas e com sociedade, em todas estas situações nem sempre o profissional se encontra totalmente apto a lidar com os conflitos decorrentes do seu exercício. Ficando denotado que o processo de tecnificação do ato odontológico tem levado a um grau de dificuldade para solução das divergências.

A programação completa, inscrições e maiores informações podem ser conferidas no site Clique aqui



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por