25 DE OUTUBRO: DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA BRASILEIRO E DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL

Data publicação: 25/10/2017

Outubro é o mês do Cirurgião-Dentista. No dia 03 de outubro comemoramos o Dia Mundial do profissional e, no Brasil, comemoramos no dia 25 de outubro, data do decreto 9.311 de 1884 no qual os primeiros cursos de Odontologia foram estabelecidos. Contudo, sabe-se que a Odontologia vem sendo praticada desde a pré-história.

Também nesta mesma data, 25 de outubro, é comemorado no país o dia nacional da Saúde Bucal. Nos dias atuais, o grande foco da área é o trabalho em cima da prevenção de doenças bucais aliado a diversos outros métodos de cuidado, tais como água fluoretada, pastas dentais fluoretadas, a recomendação na frequência de escovação dental e do uso do fio dental, entre outros.

Hoje, a Odontologia conta com mais de 20 especialidades, nas quais os Cirurgiões-Dentistas desenvolvem habilidades e noções técnicas em áreas diversas muito além dos dentes e do sorriso, como bioquímica, matemática, entre outras. A Odontologia é, sim, uma ciência que desenvolve o bem estar físico, social e psicológico.

Pensando nisto, nós do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco durante o mês do Cirurgião-Dentista, realizamos uma série de ações buscando abranger o lado social do trabalho desse profissional. Visitas a entidades junto a equipes de saúde bucal que ofereceram serviços que vão desde a detecção e/ou prevenção de cáries, detecção de câncer bucal, até atividades lúdicas ligadas à importância da manutenção do cuidado com a saúde bucal aconteceram durante as comemorações do dia do Dentista 2017 pelo Regional. Vocês podem conferir tudo no site do Regional: Clique aqui

Assim, com o fim do ano se aproximando, é tempo de refletir sobre os doze meses que se passaram. Em meio à crise, nós continuamos buscando meios para efetivar nossos ideais para a Odontologia Pernambucana com base na seriedade e transparência. Aprimorar as atividades de Fiscalização é sempre umas das principais metas para o próximo período, além de melhores condições para atender aos inscritos e também à sociedade. Para tal, reforçamos o convite de participação ativa dos profissionais inscritos dentro da jurisdição do CRO/PE, para que, assim, tenhamos em 2018 um Conselho ainda mais forte e atuando em defesa de uma Odontologia mais valorizada, mais forte e ética.

Desejamos hoje, 25 de outubro, parabéns aos profissionais que desenvolvem a Odontologia na sua essência - buscando o bem estar físico, psicológico e social para aqueles que a recebem.