REUNIÃO NACIONAL DAS COMISSÕES DE ODONTOLOGIA DO ESPORTE REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO E DISCUTE CONSOLIDAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DA ÁREA

Data publicação: 01/06/2018

Aconteceu, na última sexta-feira, 25, na sede do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CROPE, a reunião nacional das Comissões de Odontologia do Esporte dos Conselhos Regionais de Odontologia. A proposta do encontro, organizado pelo presidente da comissão do CRO-PE, Dr.Antônio Alberto Medeiros Salgado, era de debate de pauta visando a consolidação e normatização da atuação dos profissionais na Odontologia do Esporte e das comissões em cada região do país.

Entre os assuntos abordados, estiveram em pauta: Discussão do Projeto de Lei nº5391/2005, de autoria do Deputado Gilmar Machado do PT-MG, que obriga a presença de um profissional especializado em Odontologia do Esporte em agremiações Desportivas para todas as competições esportivas; atuar frente aos senhores Deputados Federais de cada Estado para a aprovação do Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional; discutir e encaminhar sugestões de componentes curriculares para os cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu e Stricto Sensu; discutir e sugerir medidas que regularizem a confecção de protetores bucais e faciais, ouvindo as entidades representativas nacionais da Odontologia do Esporte; resgatar normativas e fazer denúncias baseadas nas regras já existentes; solicitar a todos os CROs que decretem suas Comissões de Odontologia do Esporte, entre outros.

Compareceram à reunião os presidentes das comissões dos Conselhos do Rio de Janeiro- CD Felipe Melo de Araújo, São Paulo - CD Neide Pena Coto, Maranhão - CD Thiago Quirino Mota da Silva, Minas Gerais - CD Rodrigo Caillaux Pereira , além do presidente da comissão do CRO-PE, CD Antonio Salgado, membro da Comissão, CD Rogéria Sandra Tenório Ferro Cursino, e do coordenador do setor de fiscalização do Regional, CD Carlos Eduardo Coutinho.

De acordo com o presidente da Comissão do CRO-Maranhão,Thiago Quirino, "o encontro foi muito importante para se criar diretrizes para a especialidade e, assim, fortalecer a área". O CRO-RJ lembrou que a reunião nacional entre Comissões ainda não havia acontecido desde que a área se tornou especialidade na Odontologia. "Desde que virou especialidade, os Conselhos não tinham discutido a parte de normatizar os caminhos que devem ser seguidos dentro da Odontologia do Esporte. A iniciativa da reunião nacional é muito interessante, pois congrega todos os Regionais em busca de se criar novos horizontes para a especialidade", disse Felipe Araújo.

Em relação ao Projeto de Lei nº 5391/2005, a ideia dos presentes é a de fortalecer cada vez mais a atuação junto às bancadas federais dos Estados. "Em relação ao Projeto de Lei nº 5391/2005, que tange a especialidade no que diz respeito à inclusão do Cirurgião-Dentista nos clubes desportivos, foi muito válido o encontro, pois nos deu embasamento para poder atuar junto às autoridades políticas de cada estado o andamento do Projeto de Lei. A partir disso, vamos ver a viabilidade de encontros periódicos das Comissões de todos os Estados para alinhar as diretrizes da nova especialidade e, com isso, galgar reconhecimento maior para todos os profissionais atuantes na área", explicou o presidente da Comissão do CRO-MG, Rodrigo Caillaux.

Por fim, a presidente da Câmara Técnica de Odontologia do Esporte do CROSP lembrou da importância de reunir o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Câmaras/Comissões dos Estados para o fortalecimento da especialidade. "Nós em SP já tínhamos um grupo antes de ser uma Câmara Técnica, então nós já vínhamos trabalhando com a Odontologia do Esporte e a partir do momento que ela se fez uma especialidade, foi criada uma Câmara Técnica, com reuniões bimensais. Neste momento, nós estamos conversando sobre o protocolo de atendimento ao atleta. Esta reunião foi muito importante para unir as Câmaras Técnicas do país, foi importante observarmos que somos oito, somente, num país tão grande, então vai sair daqui essa solicitação que os outros CROs indiquem e formem as Câmaras Técnicas na área para que juntos possamos normatizar a atuação na Odontologia do Esporte", finalizou Pena Coto.