CROPE INTERDITA ETICAMENTE UBS EM SANTA TEREZINHA

Data publicação: 18/06/2018

Responsive image

Em 07 de junho, a fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CROPE, esteve no município de Santa Terezinha, no sertão do Pajeú. De acordo com o fiscal responsável pela região, CD Anderson Candeia, o consultório da Unidade Básica de Saúde Ednalva Farias de Araújo foi interditado eticamente após se constatar que a Cirurgiã-Dentista atuante no local estava exercendo as atividades de forma irregular, pois não possui inscrição no CROPE, apenas no Conselho de outro Estado, bem como outras irregularidades foram encontradas.

"A Cirurgiã-Dentista estava exercendo suas atividades de forma irregular, sem a devida inscrição no Conselho Regional de Odontologia do Pernambuco (CRO-PE), contrariando o disposto no Art. 13 da Lei nº 4.324/1964 (que institui os Conselhos Federal e Regionais de Odontologia, e dá outras providências), no Art. 2º da Lei nº 5.081/1966 (a qual regula o exercício da Odontologia) e no Art. 1º, "a", da Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia (aprovada pela Resolução CFO nº 63/2005)", explicou o fiscal. Ainda de acordo com Candeia, em fiscalização anteriormente realizada (22 de junho de 2017), o Regional já havia enviado ofício solicitando as declarações de regularidade de todos os profissionais à gestão municipal, junto aos relatórios das fiscalizações realizadas na época.

Ainda de acordo com o relatório do fiscal, outras irregularidades foram encontradas, tais como: cadeira não recomendada para mesa de atendimento, ausência de saco plástico branco-leitoso na lixeira utilizada para desprezo de lixo contaminado, falta de suporte para caixa destinada ao material perfurocortante usado, existência de ferrugem em armário empregado para acondicionar materiais de consumo odontológico e ausência de individualização de instrumentais no processo de esterilização.




© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por