SECRETARIA DE SAÚDE DE IGARRASSU GANHA PRÊMIO DURANTE CONGRESSO NACIONAL

Data publicação: 07/08/2018

Cirurgião-Dentista Igor Morais está a frente da presidência do Conselho Municipal de Saúde de Igarassu

*Com informações da Ascom Secretaria de Saúde de Igarassu

A Secretaria de Saúde de Igarassu foi premiada na 15a Mostra de Saúde aqui tem SUS, acontecida durante o XXXIV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O Congresso aconteceu entre os dias 25 e 27 de julho de 2018, em Belém do Pará. Através do Programa de Inclusão Social na Saúde, a Secretaria de Saúde de Igarassu foi premiada como a melhor experiência exitosa na TEMÁTICA GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE, sendo premiada, também, por votação popular, como a melhor experiência em meio as apresentadas na SALA 7 - TAPIOCA.

O Cirurgião-Dentista e atual Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Igarassu, Igor Morais, participou do Congresso junto à Secretária de Saúde de Igarassu e Vice-Presidente COSEMS – PE, Patrícia Amélia, ao Conselheiro de Saúde e Coordenador do Fundo Municipal de Saúde, Reginaldo Barbosa, ao Assessor do Gabinete, Ferdinando Araújo e à Coordenadora do PISS e do Programa Saúde Pra Gente, Weydja Albuquerque.

De acordo com Morais, "no âmbito público, as atividades que podem ser exercidas pelo Cirurgião-dentista vão muito além das atividades clínicas, propriamente ditas. Uma das garantias mais importantes do SUS está relacionada com a participação da população no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, é inestimável porque permite esta inclusão direta da sociedade no controle e na elaboração de políticas públicas para a gestão de Saúde na cidade. E sendo parte desta sociedade, é fundamental que os profissionais da Odontologia ocupem os espaços de cotrole social, assumindo um papel ativo nas políticas públicas de saúde para a Odontologia, garantindo recursos para a área e proporcionando o perfeito desempenho da Odontologia no Sistema Único de Saúde".

Realizado no segundo semestre de 2016, o Programa de Inclusão Social na Saúde (PISS) acolheu 100 jovens com idades entre 16 e 21 anos que cursavam o último ano do ensino médio. Os jovens conheceram o dia a dia da Saúde na cidade e puderam estagiar em diversos setores da pasta, inclusive no mapeamento das áreas descobertas, o que possibilitou a criação do Programa Saúde Pra Gente, uma ação itinerante que leva diversos serviços de Saúde, atendimento médico, odontológico, vacinação humana e animal, entre outros, a todas as comunidades, sobretudo às áreas descobertas mapeadas pelos alunos membros do PISS.

"O Programa de Inclusão Social na Saúde auxiliou a Odontologia do Município de Igarassu, quando trouxe informações mapeadas nas áreas descobertas, como a frequência que a população buscava atendimento odontológico e quais as formas de acesso que aquela população buscava como alternativa. Assim, possibilitou que a gestão do Município desenvolvesse o Programa Saúde Pra Gente que visa expandir a de forma alternativa a área de cobertura e levar os serviços de saúde para essa áreas, bem como, ações de educação em saúde para os usuários", finalizou o presidente do Conselho Municipal de Saúde.