VOCÊ CONHECE A CBHPO?

Data publicação: 13/08/2018

Responsive image


A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos - CBHPO, é um trabalho elaborado através de estudos realizados entre Entidades Odontológicas Nacionais em conjunto com as Entidades Nacionais de Especialidades e assessorados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, da Universidade de São Paulo – USP, no qual se foi constituída uma nova forma de valoração dos procedimentos odontológicos.

Além da atualização na forma de valorar os procedimentos, com separação em colunas de honorários e custos operacionais, foi revisada toda a nomenclatura dos procedimentos odontológicos e incluídos novos procedimentos e especialidades, que não constavam dos Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos – VRPO.

Para elaborar a classificação hierarquizada dos procedimentos odontológicos, a FIPE solicitou inicialmente o rol completo desses procedimentos e recebeu dos contratantes um rol inicial de procedimentos, o qual foi completado pelos mesmos ao longo do ano de 2008, sendo o processo de construção do rol concluído apenas no final do ano (dez/2008).

Enquanto o conjunto de procedimentos era elaborado, a FIPE se reuniu diversas vezes com a comissão de representantes dos contratantes para avaliar os resultados e definir os passos seguintes. O objetivo da construção da CBHPO era construir uma classificação que indicasse a valoração relativa dos diversos procedimentos, se preocupando em obter valores relativos dos procedimentos e não preços absolutos. Para tal, a construção da classificação foi dividida em duas partes: uma tratou do reconhecimento do trabalho do Cirurgião-Dentista, procurando identificar os fatores que compõem seu trabalho e a intensidade com que cada um deles é usado em cada um dos procedimentos; a outra parte reconhecia os elementos que compõem o custo operacional dos procedimentos e transformá-los em uma escala de pontos independente da primeira.

Ou seja, duas escalas de pontos foram construídas para servirem de referência para a remuneração do Cirurgião-Dentista: A primeira servirá de referência relativa para a definição dos honorários do profissional, e a segunda mostrará a estrutura de custos operacionais dos respectivos procedimentos. Nenhuma delas indica preços ou honorários profissionais: elas indicam apenas a proporção que os honorários guardam entre si. A CBHPO não informa o preço dos procedimentos, apenas mostra qual a proporção que os preços dos procedimentos devem guardar entre si.

No relatório final da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos, vocês podem conferir o detalhamento acerca da pontuação do trabalho odontológico, correlação entre o valor dos procedimentos e a intensidade de atributos, segundo a especialidade odontológica, o resumo da metodologia usada para pontuação do trabalho do dentista nos procedimentos odontológicos, a pontuação para obter a escala do custo operacional, entre outros pontos que explicam a confecção da Classificação.

Confira o relatório final da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos: Clique aqui

Confira a tabela de referência 2018 com seleção de procedimentos: Clique aqui

Confira o site da CBHPO com a tabela completa de referência para 2018: Clique aqui



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por