Fiscalização flagra atuação ilegal em Caruaru

Data publicação: 19/09/2018

Responsive image

Na terça-feira, 18, a fiscalização do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CROPE, em ação conjunta com a Vigilância Sanitária de Caruaru, realizou ação fiscalizatória em clínica particular situada no centro da Cidade, resultando na interdição ética dos consultórios no local e no flagrante de exercício ilegal da profissão.

Uma Auxiliar em Saúde Bucal realizava procedimentos de ortodontia nos pacientes da Clínica. De acordo com denúncias recebidas pela fiscalização, a ASB atuava a algum tempo ilegalmente, tendo sido realizadas tentativas de flagrante da ação anteriormente, mas sem sucesso. Desta vez, os fiscais do Regional, acompanhados de quatro inspetores sanitários, encontraram a profissional ASB nas dependências da Clínica, bem como recolheram relatos dos pacientes presentes que aguardavam para serem atendidos pela mesma, confirmando as denúncias recebidas sobre a atuação ilegal.
O caso foi encaminhado à Delegacia de Caruaru, onde foi registrado boletim de ocorrência junto aos depoimentos dos pacientes e dos fiscais do Regional.

A Vigilância Sanitária Municipal recolheu materiais vencidos e deu prazo para regularização da clínica das pendências sanitárias junto ao órgão. A Esterilização também estava irregular, contando com embalagens violadas e também havia o uso de estufa fora das normas vigentes, bem como a sala do equipamento de raio-x necessitando de adequações.

A fiscalização do CRO-PE reforça que todas as ações são realizadas através de programações de visita de rotina, denúncias recebidas ou, ainda, via demanda externa (em parceria com outros órgãos competentes atuantes também no âmbito fiscalizatório). A fiscalização do Regional também tem realizado ações periódicas em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Municipais, visando uniformização dos procedimentos fiscalizatórios.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por