I Fórum de Harmonização Orofacial do CROPE debateu temas pertinentes à área

Data publicação: 12/11/2018

No sábado, 10 de novembro, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CROPE, em parceria com a Derma Dream e a Facipe/Unit, promoveu o I Fórum de Harmonização Orofacial. O evento, voltado à discussão e atualização dos conhecimentos acerca da área, foi organizado pela Comissão de Harmonização Orofacial do CRO/PE e contou com programação extensa durante todo o dia no auditório da Facipe.
Durante a manhã, a abertura do Fórum foi realizada com a presença do Presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco - Soepe, CD Ailton Coelho; do Conselheiro do Conselho Federal de Odontologia e representante da UFPE e da ABOL, CD Rogério Zimmermann; do representante da Universidade de Pernambuco - UPE, CD Belmiro Vasconcelos; da Coordenadora de Estágios de Odontologia da Facipe, CD Ana Cláudia Paegle; com a Delegada da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica - SBTI em Pernambuco, CD Roberta Verçosa e com o Conselheiro do CRO/PE, CD Eduardo Vasconcelos.
Diversas temáticas dentro da Harmonização Orofacial foram debatidas durante todo o dia: "Limites éticos e Legais da HOF", ministrada pelo Prof. Dr. Rogério Zimmermann; "Importância e responsabilidade da implementação nos cursos de graduação e pós-graduação da temática Toxina Botulínica e materiais de preenchimento em Odontologia", ministrada pelo Prof. Dr. Belmiro Vasconcelos; "Toxina Botulínica para tratamento de Sialorreia na Odontologia", ministrada pela Profa Dra Patrícia Teixeira; "Uso da Fibrina Leucoplaquetária Autóloga (PRF) na Harmonização Orofacial", ministrada pela Profa Dra Zilda Canejo; "Visão Crítica da Bichectomia na Odontologia", ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Charifker; "A importância da reestruturação da região perioral", ministrada pela Profa Dra Anne Simões, além da presença de representantes do Procon e do Direito do Consumidor abordando questões ligadas diretamente à HOF dentro das áreas.
De acordo com a Presidente da Comissão de Harmonização Orofacial do CRO/PE, CD Anne Augusta Simões Rocha, "a realização do Fórum foi bem importante, pois buscou esclarecer aos presentes a relevância da Harmonização Orofacial, levando orientações quanto às questões jurídicas, demonstrando os tipos de tratamentos que podem ser realizados na Harmonização dentro da Odontologia e contando com representantes de diversas áreas, como OAB, Procon, Conselho Federal, entre outros, orientando sobre as questões éticas e legais da Harmonização Orofacial".
Os membros da Comissão de Harmonização Orofacial do CRO/PE entregaram certificados de participação aos presentes no final do encontro.