Ação conjunta do CROPE e Soepe fiscaliza quatro USFs e interdita uma delas

Data publicação: 26/11/2018

Em ação conjunta na manhã de hoje, segunda-feira (26/11/18), o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CROPE e o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco - Soepe, estiveram fiscalizando quatro Unidades de Saúde da Família na Região Metropolitana do Recife - RMR, alvo de denúncias dos profissionais referentes à insalubridade e insegurança nas localidades. Uma das Unidades foi interditada eticamente pela fiscalização.

As Unidades visitadas pela ação conjunta foram: USF Vila dos Milagres, USF Coqueiral I, USF Sítio dos Macacos e USF Alto dos Coqueiros. A Unidade de Saúde da Família Vila dos Milagres foi interditada eticamente devido às condições insalubres encontradas na sala de esterilização no momento da visita. Também constou no relatório de fiscalização a quantidade insuficiente de instrumentais para realização de cirurgias odontológicas; o abrigo do compressor necessitando de limpeza e manutenção, pois continha lodo nas paredes e o relato dos funcionários acerca da insegurança na Unidade - de acordo com os mesmos, assaltos aos funcionários aconteceram anteriormente.

A ação conjunta, que foi a primeira da Operação Fiscalização, surgiu a partir de decisão em reunião de diretoria do CRO/PE e na Assembleia da Categoria dos Cirurgiões-Dentistas que trabalham na Prefeitura da Cidade do Recife realizada na sede do Soepe. A Operação Fiscalização conta com a fiscalização do CRO/PE e o Soepe atuando diretamente pelo perfeito desempenho ético e valorização da Odontologia pernambucana. Outras ações estão previstas para acontecerem em breve.