I Fórum Pernambucano de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais aconteceu na UNIT

Data publicação: 16/04/2019

Responsive image

Aconteceu, na quinta-feira (11/04/19) na UNIT, o I Fórum Pernambucano de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. Promovido pelo Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CROPE, através da Câmara Técnica de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, o Fórum foi idealizado e organizado pelos membros da Câmara e contou com diversos apoios, além de programação extensa com renomados nomes da Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (OPNE).

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do CRO-PE, CD Eduardo Vasconcelos, pela presidente da Câmara Técnica de OPNE do Regional, CD Juliana Andrade e contou, também, com apresentação de dança do grupo Talento Raro. "O desafio dos serviços de saúde consiste em colocar as questões da assistência nas perspectivas de necessidade da população, pautadas nos princípios de acessibilidade, inclusão e equidade. A Odontologia não é só cuidar dos Dentes. Estar atento a esse e outros temas é central para valorização do Cirurgião-Dentista como profissional de saúde", comentou Vasconcelos.

Ao logo do dia, os profissionais presentes assistiram palestras dos professores doutores Roberto Mourão (Atendimento ambulatorial ao paciente com Transtorno do Espectro Autista - TEA), Maria Cristina de Andrade (Experiência no atendimento a pessoa com deficiência no Hospital Regional do Agreste -HRA), Arnaldo de França Caldas Júnior (Sedação em Odontologia para a pessoa com deficiência), Maria Teresa Botti Rodrigues dos Santos (Atendimento ao Paciente com Paralisia Cerebral - PC), Felipe Bravo (Exames laboratoriais na Odontologia), André Cavalcante (Doenças Crônicas: Diabetes e Hipertensão Arterial) e Juliana Andrade, Anna Beatriz Braga Neto e Maria Betânia Cavalcanti (Mesa redonda: Desafios no atendimento PNE no Sistema Único de Saúde (SUS)/ Centro de Especialidades Odontológicas - CEO).

Para a Profa Dra Maria Teresa Botti, o I Fórum foi extremamente expressivo para a Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. "Na verdade o grupo que organizou esse Fórum conseguiu mostrar a força da Odontologia OPNE aqui na cidade de Recife e isso pode ser medido pelas inscrições, que se esgotaram, e que foi disponibilizado um aumento nas mesmas; Foi extremamente expressivo. Convidaram professores para palestras com temas extremamente importantes e eu fiquei com a Paralisia Cerebral porque há muitos anos é a minha linha de pesquisa e tudo o que eu sei aprendi com eles. Procurei trazer aquilo que eu achava que ia agregar."

"A ideia do I Fórum por parte do CRO-PE e da Câmara foi muito boa, porque é uma oportunidade que temos, primeiro, de divulgar a nossa especialidade para os demais colegas - e divulgar no sentido de mostrar quais são as novidades que temos na área e de como atender melhor o paciente com qualquer tipo de deficiência. Um outro aspecto importante do Fórum é congregar os especialistas do Estado que, infelizmente, somos muito poucos. Mas, também, de despertar a curiosidade e a vontade de colegas fazerem a especialização. A palestra que trouxe é algo que infelizmente os Dentistas não estão fazendo que é a sedação medicamentosa e que é muito importante para qualquer tipo de paciente. Então, a tentativa é a de que fazer com que o Dentista tenha segurança de medicar o paciente adequadamente para uma melhor abordagem, para um melhor tratamento", explicou o prof. dr. Arnaldo Caldas Jr.

Atualmente em Pernambuco são 17 profissionais com a especialização na área inscritos no CRO-PE. De acordo com dados fornecidos pela presidente da Câmara OPNE CRO-PE, CD profa dra Juliana Andrade, Pernambuco é o segundo estado do Nordeste com maior número de pessoas com deficiência (PcD): 27,54% da população pernambucana em 2010 (Fonte: IBGE 2010). "O Fórum foi pensado com muito carinho e marca o início de uma série de eventos nessa área, já que Pernambuco e todo o Brasil precisam sensibilizar graduandos e profissionais, pois a conta não bate quando vemos a quantidade de especialistas na área para a quantidade de pessoas que necessitam da Odontologia especializada em PNE. Então, a intenção da realização do evento é a de sensibilizar profissionais e graduandos, garantindo um acesso maior à informação para que a Odontologia chegue com qualidade aos pacientes."

Em maio, a Câmara de OPNE do CRO-PE completa dois anos de trabalhos voltados ao fortalecimento da área, através de ações, participação em eventos nacionais e elaboração de documentos pertinentes ao campo de atuação. "Diante da problemática, resolvemos junto ao CRO-PE realizar o I Fórum gratuito com a intenção de disseminar conhecimento. Focamos as palestras no atendimento em ambulatório, o atendimento em contato com o paciente, durante a clínica odontológica, sem ser somente o atendimento em hospital. Então os palestrantes foram escolhidos com a intenção de desmistificar o que é o atendimento e mostrar alternativas de como proceder diante de algumas dificuldades que possam aparecer no atendimento à pessoa com deficiência."

Os membros da Câmara, os professores doutores Roberto Mourão, Anna Beatriz Netto, André Cavalcante, Maria Betânia de Melo e Maria Cristina Santana fizeram parte da programação do evento com palestras voltadas as suas áreas de atuação cotidiana, levando aos presentes toda a experiência na atuação em OPNE ao longo dos anos. O Coordenador de Saúde Bucal Estadual, CD Paulo César Santos, também esteve presente no encontro.

Ainda durante a programação do evento, os presentes puderam conferir a apresentação de ballet da bailarina Amanda Lima, que é a primeira bailarina com Síndrome de Down do Norte/Nordeste a dançar na sapatilha de ponta. O I Fórum Pernambucano de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais do CRO-PE contou com o apoio da UNIT, do Projeto Talento Raro, do Café Petinho, da FaceImagem, da Tambaú, da Implaface, do CEAO, do Boris Bereinstein, da Special Care e da Dental Marfim (Caruaru).


Confira mais fotos na página do CRO-PE no Facebook: Clique aqui



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por