CRO-PE discute casos de violência e demais demandas da Odontologia em reunião na Secretaria de Defesa Social de PE

Data publicação: 17/04/2019

Na noite de ontem, 16, estiveram reunidos na sede da Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco - SDS/PE, representantes do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco, do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco, do Poder Legislativo, do Governo Estadual e da Faculdade de Odontologia de Pernambuco - FOP/UPE, para discussão acerca dos casos de violência ocorridos nas dependências do Campus, em Camaragibe, bem como outros assuntos nos quais o Regional se mostra apreensivo e busca soluções em conjunto. A agenda aconteceu por intermédio do CRO-PE junto ao Deputado Estadual Lucas Ramos.

Na pauta de temas abordados no encontro, além da questão da segurança na Faculdade, também houve discussão acerca da questão do Exercício Ilegal da Profissão de Cirurgião-Dentista, da carreira de Odontolegista no Estado e da situação dos CDs civis que trabalham na Polícia Militar.

Como encaminhamento da reunião ficou a possibilidade de discutir junto à Patrulha Escolar a possibilidade do aumento de rondas nas proximidades da FOP/UPE, bem como a viabilidade de se conseguir, através do Deputado Estadual Lucas Ramos, emenda parlamentar para reforço da segurança no campus.

A reunião contou com a presença do Secretário de Defesa Social de Pernambuco, Dr. Antônio de Pádua, do Deputado Estadual Lucas Ramos, da Diretora da FOP/UPE, Profa Dra Mônica Pontes, do Presidente do Soepe, Dr. Ailton Coelho, e do Presidente e do Conselheiro do CRO-PE, Dr. Eduardo Vasconcelos e Dr. Igor Morais, respectivamente.

"A reunião foi importante, pois trata de pautas antigas da categoria como o exercício ilegal da Odontologia, que precisa estar sempre em contato com a Secretaria de Defesa Social para coibir desse tipo de prática. A discussão do cargo de Perito Odontologista é uma demanda antiga da categoria, é uma necessidade do Estado de Pernambuco, que hoje é um dos poucos estados do país, se não o único, que não possui essa função dentro do quadro de carreiras do Estado e dentro da Polícia Científica. A questão da segurança na FOP/UPE tentamos atuar intermediando a relação entre as partes para o estabelecimento de medidas a curto, médio e longo prazo", comentou Morais.