Comissão dos Novos Cirurgiões-Dentistas realizou ação de saúde bucal em comunidade na Zona Norte do Recife

Data publicação: 22/04/2019

Responsive image

Em 13 de abril, a Comissão dos Novos Cirurgiões-Dentistas do CRO-PE, com o apoio de profissionais voluntários e de estudantes de Odontologia, esteve realizando ação solidária junto aos moradores da comunidade Lemos Torres, situada no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife.
A ação, organizada pela Comissão e coordenada pela presidente e pela membro da Comissão, CDs Jéssica Britto e Jéssica Gomes respectivamente, atendeu primeiro um grupo com cerca de 90 crianças, levando lanche comunitário, teatro sobre hábitos de higiene bucal, distribuição de kits de higiene (escova, creme dental e sabonete), atividades educativas relacionadas à saúde bucal voltadas para toda a família das crianças presentes e, ainda, detecção e prevenção de cárie por meio de aplicação de flúor.
"As crianças assistiram a uma peça de teatro, que contava a história de uma criança que não queria escovar os dentes e desenvolveu cáries, precisando ir ao Dentista por ter sentido dor. O Dentista, então, resolveu seu problema, restaurando os seus dentes, mas explicou à criança a importância da prevenção: A escovação, o uso do fio dental e as visitas regulares ao Dentista para fazer profilaxia e aplicação de Flúor", explicou a presidente da Comissão.
Após o teatro, um lanche comunitário, adquirido por meio de doações, foi servido aos presentes. Os profissionais, por sua vez, deram continuidade às ações de promoção de saúde entregando os kits de higiene bucal, doados pela Coordenação de Saúde Bucal Estadual, às crianças e orientando as mesmas sobre a escovação, realizando a avaliação e a aplicação de Flúor. A ação foi realizada nos escovódromos cedidos pela Coordenação de Saúde Bucal Municipal , bem como o material de consumo (luvas, máscaras, toucas, abaixadores de língua e flúor) utilizado. No final, as crianças receberam um diploma que trazia a data da ação e o compromisso de continuar a cuidar dos seus dentes, bem como fantoches de dentinho de presente e ainda quiseram dançar a coreografia conhecida como "Passinho".
O segundo grupo atendido foi integrado por 40 idosos e oito Pacientes com Necessidades Especiais. Estes pacientes assistiram palestra sobre higiene bucal, também receberam lanche, orientação de escovação nos escovódromos e os kits de higiene bucal. A ação com este grupo foi finalizada com todos cantando juntos, com música ao vivo (voz e violão), "Como é grande o meu amor por você”, canção escolhida pelos presentes.
A equipe de profissionais foi coordenada pela presidente da Comissão, CD Jéssica Britto, e pela membro Jéssica Gomes, e contou com a atuação dos membros da Comissão CDs Márcia Soares, Rayza Miranda, Mariana Almeida, Felipe Almeida e José Márcio, bem como dos Cirurgiões-Dentistas Thérèze Britto (conselheira e secretária do Regional), Eduardo Vasconcelos (presidente do CRO-PE) e Cláudio França.
Os kits distribuídos aos presentes foram doados pela Coordenação de Saúde Bucal do Governo do Estado (Coordenador CD Paulo César Santos) e os escovódromos utilizados para atividades com as crianças foram cedidos pela Coordenação de Saúde Bucal da Prefeitura do Recife (Coordenadora Juliana Couto), bem como o material de consumo utilizado nas ações foi arrecadado pela CD conselheira Ana Beatriz Vasconcelos.


Clique aqui e confira todas as fotos



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por