Goiana sediou o terceiro dia de atividades da Caravana da Saúde Bucal

Data publicação: 09/05/2019

Responsive image

A quarta, dia 08 de maio, foi o momento da Caravana da Saúde Bucal promover as ações na cidade de Goiana. Sendo a terceira parada da edição, a cidade recebeu as atividades no SESC LER durante todo o dia. Pela manhã aconteceu a atualização aos profissionais locais e de mais 9 municípios convidados (Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer e Timbaúba). À tarde, a capacitação aos coordenadores de saúde bucal municipais e, também, a ação social de promoção da saúde bucal.

As palestras pela manhã ocorreram no formato de integração de toda a equipe: Cirurgiões-Dentistas e Profissionais Auxiliares assistiram juntos os conteúdos levados pelo Coordenador de Saúde Bucal de Pernambuco, CD Paulo César Santos (tema "Inovar para Somar"), pelo CD André Cavalcante (explorando o atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais sob o viés das "Doenças Crônicas: Hipertensão e Diabetes") e pelas CDS Thérèze Britto e Jéssica Britto (abordando a temática "Multidisciplinaridade do Serviço").

À tarde, também no SESC LER, acontecia o encontro entre as coordenações de saúde bucal dos municípios convidados da edição de Goiana com o CRO-PE e com o Prof. Edson Hilan Gomes de Lucena. A capacitação dos Gestores/Coordenadores de Saúde Bucal na captação de recursos junto ao Ministério da Saúde e inclusão e equidade foi ministrada pelo prof. Lucena com a proposta de sanar dúvidas e atualizar informações a fim de fortalecimento das ações da Odontologia nas localidades.

Em paralelo no mesmo local, 400 crianças receberam orientações acerca de hábitos de higiene bucal, detecção e prevenção de cárie por meio de aplicação de flúor e kits de higiene ( com escova, creme dental e sabonete) por meio da ação social "Vivendo e promovendo a saúde bucal". Com a proposta da importância do sorriso para qualidade de vida, as atividades foram desenvolvidas por alguns profissionais do quadro municipal, entre CDs e ASBs.
As ações em Goiana também contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, que cedeu os espaços para as ações, e com a Coordenação de Saúde Bucal de Pernambuco, através da doação dos kits de higiene bucal distribuídos à população assistida na ação social.

O presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, abriu o encontro e participou das atividades junto à Coordenadora de Saúde Bucal municipal, Marceonila Lyra. A gerente da Unidade SESC LER, Maria do Socorro Costa, também esteve presente durante as atividades no SESC. O CRO-PE agradece aos órgãos, bem como aos profissionais e à população, pela participação na Caravana!

Ao todo, mais de 500 pessoas, entre profissionais e população local, foram beneficiados com a passagem da Caravana pela Região.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por