CRO-PE esteve presente no lançamento dos protocolos dos serviços de urgência e dos Centros de Especialidades Odontológicas da Prefeitura da Cidade do Recife

Data publicação: 28/06/2019

Responsive image

Na manhã da quinta-feira, 27, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco esteve presente no lançamento dos protocolos dos serviços de urgência e dos centros de especialidades odontológicas da Prefeitura da Cidade do Recife. A iniciativa visa a implementação dos serviços que compõem a rede de saúde bucal municipal através de uma maior integração entre os diversos atores da política municipal de saúde bucal, que é coordenada pela atenção básica. Durante o evento, houve a apresentação dos protocolos aos presentes a fim de esclarecer dúvidas em relação ao fluxo de encaminhamento e dos serviços oferecidos.

De acordo com a coordenação de saúde bucal do Recife, os protocolos são estrate?gias fundamentais, tanto no processo de planejamento, implementac?a?o e avaliac?a?o das ac?o?es, quanto na padronizac?a?o das ac?o?es e do processo de trabalho, pois dessa forma, podem ser considerados elementos importantes para a obtenc?a?o de qualidade dos servic?os. Os objetivos a serem alcançados pela iniciativa são: Qualificar a interface entre a Atenção Primária e a Secundária; Instrumentalizar a prática clínica e de gestão relativas às principais especialidades odontológicas; Diminuir o tempo de espera para atendimento odontológico nos CEOs; Reduzir o absenteísmo e adequar o processo de referência e contra referência, evitando perdas de vagas.

"Em tempos em que a saúde bucal continua sendo optativa no SUS, precisamos usar meios de fortalecer a política de saúde bucal e unir forças para proporcionar uma Odontologia de qualidade que tenha seu devido reconhecimento", explicou a coordenadora de saúde bucal do município, Juliana Couto.

"É fundamental a padronização dos serviços e o estabelecimento de protocolos das ações para dar agilidade ao fluxo e garantir maior eficiência para os usuários do SUS", enfatizou o conselheiro Igor Morais.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por