Serra Talhada recebeu as ações da Caravana da Saúde Bucal na quarta-feira

Data publicação: 11/07/2019

Responsive image

A terceira parada da Caravana da Saúde Bucal no giro pelo Sertão aconteceu em Serra Talhada nesta última quarta-feira, 10 de julho. As atividades tiveram início às 8h30 na Câmara Municipal de Vereadores com auditório lotado de profissionais locais e dos municípios integrantes convidados da XI Geres: Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte e Triunfo. Palestras dos professores convidados foram realizadas durante toda a manhã no local para mais de 100 Cirurgiões-Dentistas e Profissionais Auxiliares.

Estiveram presentes na edição da Caravana em Serra Talhada o Dr. Audison Pereira, conselheiro do CRO, Dra. Kaarlye Cantarelli, Delegada do CRO em Serra Talhada, Dra Fernanda Teófilo, coordenadora de saúde bucal municipal, Dra Karla Milene, gerente da XI Geres e o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos.

“Temos o prazer de fazer uma reciclagem na nossa cidade. Isso realmente é a interiorização da Odontologia, é o Conselho tendo o contato direto com o Dentista no seu local, no seu local de trabalho, na sua cidade”, comentou Dr Audison Pereira.

À tarde, dando continuidade à programação, os coordenadores de saúde bucal dos municípios da XI Geres participaram do Fórum destinado à capacitação na captação de recursos junto ao Ministério da Saúde com o professor Edson Hilan. Representações das cidades convidadas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e atualizar conhecimentos acerca da temática.

Em paralelo, a ação social "vivendo e promovendo a saúde bucal", articulada pela coordenadora de saúde bucal de Serra Talhada, Dra Fernanda Teófilo, e coordenada pela presidente da Comissão dos Novos CDs do CRO-PE, CD Dra Jéssica Britto, aconteceu na Quadra Poliesportiva do bairro do Mutirão. 500 crianças participaram da tarde festiva, que contou com teatro de fantoches, peça de teatro com a Turma do Chaves, historinhas contadas pela fada do dente (todos com profissionais CDs fantasiados), oficinas diversas, escovação, detecção e prevenção de cárie com aplicação de flúor, além da diversão em brinquedos disponibilizados.

Duas oficinas aconteceram: Uma de nutrição, onde as crianças aprenderam sobre alimentação saudável; e a outra sobre cuidados com a boca do bebê, etiologia da doença cárie e escovação. Após passarem por todas as etapas do consultório móvel (orientação de escovação e aplicação do flúor) e receber os kits de higiene, as crianças seguiam para o pula-pula.

A ação contou com a participação dos profissionais do quadro municipal, os Cirurgiões-Dentistas Kaarlye Cantarelli, Marcos Winicius, Leandro Freire, Renato Barros, Elitainne Silva, Larissa Carvalho, Marcela Pereira, Paulo André Gomes, Rafaella Vasconcelos Brito, Carolina Aschoff, Lucimária Souza; mais de 20 Auxiliares em Saúde Bucal; contribuição de acadêmicas da FIS e da UFPE; da nutricionista Vanessa Martins; da enfermeira Daniela Russo e da psicóloga Darticléa Mandu.

"A ação foi muito bonita, pudemos contar com muitos profissionais CDs, ASBs, TSBs envolvidos com a causa. Muitos fantasiados de personagens para despertar o lúdico junto às crianças", comentou Britto.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por