Passagem da Caravana da Saúde Bucal em Arcoverde aconteceu na quinta

Data publicação: 12/07/2019

Responsive image

Penúltima parada da atual edição da Caravana da Saúde Bucal, a cidade de Arcoverde recebeu as atividades durante toda a quinta, 11 de julho.

130 profissionais compareceram ao auditório da Aesa-Cesa e assistiram, durante a manhã, a abertura do encontro e as palestras dos professores convidados. Prof. Dr. Adelmo Aragão Neto levou o tema "Terapêutica e Protocolos", e a Profa Dra Jéssica Britto tratou da temática do "Acolhimento", trazendo um pouco aos presentes sobre a Política Nacional de Humanização.

Estiveram presentes também na Aesa-Cesa a gerente da VI Geres, Dra Renata Remígio, a coordenadora de Saúde Bucal municipal, Dra CD Keyla Querino, a Secretária de Saúde de Arcoverde, Dra CD Andréia Britto, o fiscal do CRO na Região, Dr CD Jaime Rabelo e o presidente do Regional, Dr CD Eduardo Vasconcelos.

A ação social aconteceu durante toda a tarde na Instituição Mens Sana, que é um centro de reabilitação cuja proposta é oferecer tratamento de reabilitação a pacientes de baixa renda com lesões psicomotoras, neurológicas e outras paralisias, que residam em um dos treze municípios que integram a VI Gerência Regional de Saúde (GERES).

" Nesta ação social, fizemos orientação de higiene bucal para crianças, pais e cuidadores dos pacientes do Mens Sana, realizando um total de 100 atendimentos, com a distribuição dos kits de higiene, palestra e orientação de cuidados com a saúde bucal. Alguns pais conseguiram escovar os dentes dos filhos pela primeira vez durante essa ação, com o auxílio e orientação dos profissionais. Foi uma tarde de muita emoção, muito carinho e muito cuidado", comentou a coordenadora das ações sociais do CRO-PE e presidente da Comissão dos Novos CDs do CRO-PE, CD Dra Jéssica Britto.

Os atendimentos no Mens Sana são conveniados pelo SUS – Sistema Único de Saúde.As instalações da Instituição dispõem de consultórios para fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional. Também há salas para atendimento em grupo de terapia ocupacional e psicomotricidade e área especifica para hidroterapia, com piscina aquecida. No primeiro andar do Centro são realizados os atendimentos ambulatoriais, odontológicos e vacinação, além das jornadas de saúde em benefício da comunidade.

Ainda durante a tarde, na AESA-CESA, aconteceu o Fórum voltado aos gestores com o Prof. Dr. Edson Hilan, reunindo os coordenadores de saúde bucal dos municípios convidados. A Política Nacional de Saúde Bucal e a captação de recursos junto ao Ministério da Saúde para investimento na Odontologia foram as temáticas abordadas na capacitação.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por