250 profissionais reunidos em mais uma edição do Ciclo de Atualização em parceria com a Prefeitura do Recife

Data publicação: 13/08/2019

Responsive image

Na sexta-feira, 09 de agosto, mais uma edição do Ciclo de Atualização do CRO-PE aconteceu no auditório da Uninassau, no Recife. Em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, o encontro reuniu mais de 250 profissionais Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal do quadro da PCR, que assistiram palestra da Profa Dra CD Liana Peixoto Carvalho Studart com o tema "Odontologia na primeira infância: enfoque na Atenção Básica".

A conselheira do Regional e Coordenadora de Saúde Bucal do Recife, CD Dra Juliana Couto, junto à também conselheira do CRO-PE e Gerente do Distrito Sanitário V, CD Dra Ana Beatriz Vasconcelos, abriram o encontro falando sobre as perspectivas de parcerias entre a Entidades de classe e o Sistema Público, como vem sendo o caso dos Ciclos de Atualização, bem como da atuação das mesmas em ambas as esferas.

"A parceria CRO e Prefeitura do Recife traz uma perspectiva bem diferente, pois o formato é de uma atualização em 40 horas,abordando em cada módulo temáticas diferentes voltadas para a Atenção Básica, para o Sistema Único de Saúde. Então, nesta edição de agosto, trouxemos a Odontologia voltada para a primeira infância, que é um tema voltado para a promoção, prevenção e parte curativa, a fim de proporcionar a esses profissionais algo diferenciado para que eles possam utilizar estratégias distintas para atender essa parcela da população", comentou Couto.

Ainda de acordo com a coordenadora, os temas trazidos nas edições do Ciclo de Atualização CRO-PE em parceria com a PCR são uma demanda dos profissionais em conjunto com a da gestão da Prefeitura. "Analisamos junto aos coordenadores municipais, distritais, qual a perspectiva que gostaríamos de trabalhar junto a esse pessoal na ponta, e essa demanda surge de acordo com várias discussões. Então há demandas só dos profissionais, como há demandas somente da Gestão. O desafio é exatamente mesclar tudo isto num cronograma que satisfaça a todos."

A palestrante, Dra Liana Peixoto Carvalho Studart, abordou durante a aula estratégias de prevenção relacionadas à saúde bucal na primeira infância e algumas abordagens relacionadas ao tratamento curativo das doenças bucais que mais afetam essa parcela da população. "A importância da abordagem da Odontologia na primeira infância na Atenção Básica é para que nós possamos melhorar mais ainda a condição de saúde bucal das nossas crianças, orientando o núcleo familiar (pai, a mãe, o tio, a tia, o avô, a avó, quem estiver a frente da condução da criação, da educação dessa criança) e trazer uma atualização para os profissionais da saúde que estão atuando diretamente com essas crianças nas comunidades."

No final do evento, o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, falou um pouco sobre a próxima edição do COPEO aos profissionais e convidou todos a participarem das atividades do Congresso e do Conselho.

Ao todo, 115 Cirurgiões-Dentistas e 142 Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal do quadro da PCR compareceram na edição. Novas datas e temas abordados, seguindo cronograma organizado pelo CRO-PE em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, serão divulgados em breve!



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por