CRO-PE parabeniza e apoia a tramitação do Projeto de Lei nº 599/2019

Data publicação: 074/10/2019

O CRO-PE parabeniza e apoia a tramitação do PL, que representa a valorização da qualidade da saúde integrativa prestada no Estado, bem como da Odontologia!

A deputada Fabíola Cabral protocolou o Projeto de Lei nº 599/2019, que pleiteia que prestação da assistência da Odontologia Hospitalar se torne obrigatória em todo o Estado de Pernambuco.

A iniciativa do SOEPE pode assegurar a presença obrigatória dos Cirurgiões-Dentistas na assistência prestada nas Unidades de Terapia Intensiva em todo o Estado.

O projeto, distribuído na última terça-feira (1) na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, segue para análise nas Comissões de Administração Pública, Finanças, Orçamento e Tributação, além da Comissão de Saúde e Assistência Social.

De acordo com o presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-PE, CD Dr. Antônio Moura, "seguindo alguns estados que já têm sua lei estadual, é muito importante que se realize essa introdução de profissionais habilitados na Odontologia Hospitalar, que tenham conhecimento de pacientes sistemicamente comprometidos e que conheçam a rotina hospitalar, já inseridos na rotina hospitalar, e Pernambuco não pode ficar de fora".

"Ressaltamos a importância da presença do Cirurgião-Dentista dentro do ambiente hospitalar de forma rotineira, e não apenas sob demanda, pois o profissional participando, principalmente, da admissão de pacientes e, sobretudo, em UTI, pode minimizar gastos com exames, medicamentos, reduzir tempo de internamento, aumentar a rotatividade de leitos de hospital, entre outros. E isto é uma vantagem não só para o paciente, como para o estado e para o serviço de saúde como um todo. Devemos encarar a inserção do CD na UTI como uma diminuição de custos."

MOVIMENTAÇÕES
A Odontologia Hospitalar tem sido alvo constante de fortalecimento por parte das Entidades Odontológicas. Desde abril, os Conselhos Regionais de Odontologia, junto ao Conselho Federal de Odontologia, iniciaram movimentações em âmbito estadual e nacional, com idas ao Congresso Nacional, em busca da aprovação da obrigatoriedade da presença do CD em UTI. O CRO-PE esteve presente em ambos os momentos de tramitação: Em abril, com o presidente Eduardo Vasconcelos, junto aos senadores quando a PL foi aprovada em votação extrapauta; e em agosto, com os conselheiros Igor Morais e Juliana Couto durante a votação de derrubada do Veto presidencial acerca da PL.
Agora, com a movimentação em Pernambuco, conduzida pelo Soepe, o Conselho enfatiza a importância do apoio em defesa da Odontologia Hospitalar.

#todosjuntospelaodontologia
#odontologiahospitalar