CRO-PE, ABO-PE e SOEPE reivindicam ações na Política de Saúde Bucal em Pernambuco

Data publicação: 16/10/2019

Responsive image

Aconteceu hoje, dia 16 de outubro de 2019, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), reunião entre Entidades representativas da Odontologia (CRO-PE, ABO-PE e Soepe), Secretaria de Saúde e Coordenação de Saúde Bucal Estaduais e os Deputados Roberta Arraes, Joaquim Lira e Lucas Ramos.

Na pauta do encontro, a solicitação das Entidades acerca da melhoria da qualidade da saúde bucal da população através da implantação de ações como a fluoretação das águas e a manutenção e implementação de práticas bem sucedidas como a da Odontologia Hospitalar desenvolvida no Hospital Mestre Vitalino em toda a Rede Estadual.

Além da fluoretação das águas, política esta que foi contemplada em Lei Federal e recepcionada na Constituição Estadual, a atualização da lei estadual que trata da venda de produtos odontológicos e a disponibilidade de coordenadores de saúde bucal no interior de todo o estado de Pernambuco foram demandas discutidas, dando destaque para as ausências da função de Coordenador de Saúde Bucal nas Gerências Estaduais de Saúde - GERES e de documento que normatize a Política Estadual de Saúde Bucal.

O documento entregue ao Secretário de Saúde Estadual, Dr. André Longo, trouxe também apurado de informações importantes sobre a saúde bucal desenvolvida atualmente no setor público em Pernambuco, destacando a baixa em quantitativos de serviços ofertados, como prótese dentária, por exemplo.

Na reunião, estiveram presentes os presidentes do CRO-PE (Eduardo Vasconcelos), da ABO-PE (Rogério Zimmermann) e do Soepe (Ailton Coelho), o coordenador de saúde bucal de Pernambuco, Paulo César Santos, a diretora de Políticas Estratégicas do Estado, Mayra Ramos e o Professor Pesquisador da Fiocruz, Petrônio Martelli.

O Secretário Estadual de Saúde reafirmou a preocupação com a Saúde Bucal da população e destacou a necessidade de criação de grupo de trabalho para discutir ideias e calendário de implementação, justificando inclusive realização de reuniões com outras pastas e a COMPESA.





© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por