CRO-PE participou do 24 COPEO! Confira!

Data publicação: 08/11/2019

Responsive image

O CRO-PE esteve presente durante todo o 24º COPEO com espaço destinado ao Cirurgião-Dentista e acadêmicos em Odontologia. Palestras, encontros e reuniões, além da Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS, aconteceram no local nos dias 23, 24 e 25 de outubro.

No dia 23/10, o espaço contou com as palestras "Ética e Mercado de Trabalho", com os professores Igor Morais e Eduardo Dantas; " Ciclo de Palestras sobre as Práticas Integrativas e Complementares na Odontologia", com os membros da Comissão de PIC do CRO-PE, Sebastianjorge de Lima, Maria Cristina Vilela e Anamélia Vitorino abordando os temas de acupuntura, antroposofia e homeopatia, além da apresentação de breve histórico sobre PICS em âmbito nacional; e "Marketing", com Vinicius Santiago e Marcos Strider, abordando a interpretação legal das normas que regulamentam a publicidade em Odontologia e a influência comportamental para fidelizar pacientes ao consultório.

No dia 24/10 foi a vez da abordagem do tema "Licitações e Contratos" por Juliana Couto e Jorge Antônio, trazendo a oportunidade de gestores municipais, profissionais privados e da rede pública, acadêmicos e fornecedores tirarem dúvidas e se atualizarem. O minicurso "Captação de Recursos junto ao Ministério do Trabalho" também aconteceu no espaço: Edson Hilan (professor UFPB e ministrante do Fórum com a mesma temática nas Caravanas da Saúde Bucal realizadas pelo CRO-PE) e Renato Ishigame (assessor técnico da coordenação geral de saúde bucal do Ministério da Saúde) compartilharam conteúdos destinados aos gestores municipais, abordando os recursos federais para implantação e custeio das ações de Saúde Bucal e como funciona o método da Captação de Recursos junto ao Ministério da Saúde voltado para a Atenção Primária.

Em 25/10, abrindo a programação do Dia do Dentista houve a reunião de Delegados e Conselheiros do Regional no local, contando com a presença de 8 representantes do CRO-PE nas Gerências Regionais de Saúde. Na pauta do encontro, demandas específicas das Regionais, fiscalizações, ações futuras, além de palestra do Delegado Dr. Breno Varejão sobre o papel do Conselho Regional em conjunto com a Polícia no combate ao exercício ilegal da profissão.
Às 16h, foi a vez dos professores Felipe Xavier e Giselle Nevares iniciarem a palestra "Como tratar de forma contemporânea as sequelas do trauma em dentes permanentes?", abordando ferramentas para o diagnóstico clínico e alternativas. Por fim, às 18h, o professor Ricardo Nogueira abordou o tema "Auto transplante dental em região anterior para pacientes jovens, uma alternativa espetacular e definitiva para resolver problemas estéticos sem implantes", trazendo enfoque de resolução estética de pacientes jovens que perderam dentes em região anterior e não tem idade para fazer implante.

O presidente do Regional, Eduardo Vasconcelos, participou da abertura oficial do Congresso, recebendo homenagem pelos serviços prestados à Odontologia em nome do CRO-PE. Também estiveram presentes na abertura o presidente da ABO-PE, promotora do 24º COPEO, Rogério Zimmermann, o presidente do Congresso, Felipe Bravo, Dr. Alexandre Rizuto, entre outros grandes nomes da Odontologia Pernambucana.

FALE COM ESPECIALISTAS: Os fiscais do Regional, Andréia Lima Diniz, Paulo Cavalcanti e Vitor Souto Maior ocuparam o espaço "Fale com Especialistas" durante todo o Congresso, esclarecendo dúvidas sobre normativas éticas vigentes, Código de Ética Odontológica, fiscalização, publicidade na Odontologia, entre outros assuntos constantemente questionados pelos profissionais junto ao Regional. Algumas questões administrativas também puderam ser resolvidas durante o COPEO, como atualização cadastral e resolução de pendências administrativas.

MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA ODONTOLOGIA NO SUS

A Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS, promovida pelo CRO-PE, também aconteceu no 24º COPEO durante os três dias em dois espaços: no estande do CRO-PE, com as apresentações orais dos trabalhos selecionados e no corredor científico da ABO-PE, com as apresentações dos painéis digitais.
Ao todo, 26 apresentações aconteceram, com destaque final para os trabalhos: Tratamento Restaurador Atraumático em dentes decíduos e seus benefícios no atendimento na Atenção Básica de Petrolina (Apresentação Oral); Tratamento concluído como foco da ESB: Uma história que dá certo (Painel Digital - Eixo Assistência); Sorriso de Cinema: Construindo vínculos através da Sétima Arte (Painel Digital - Eixo Educação em Saúde); e Atenção à Saúde do Homem utilizando como estratégia o atendimento odontológico em horário ampliado (Painel Digital - Eixo Gestão).

Com mais de trinta inscrições, a primeira edição da Mostra foi um sucesso, congregando as mais variadas experiências positivas da Odontologia desenvolvidas no Sistema Único de Saúde em 11 municípios participantes: Petrolina, Recife, Condado, Vicência, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa Grande, Gravatá, Custódia, Limoeiro, Caruaru e Igarassu.

O CRO-PE agradece a todos os profissionais e acadêmicos que compareceram ao espaço e participaram das ações desenvolvidas nestes três dias de encontros!



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por