Instituto realiza tratamentos em fissurados no Vale do São Francisco

Data publicação: 22/01/2020

Responsive image

O Instituto de Tratamentos Bucomaxilofaciais (IBM) é uma instituição sem fins lucrativos, que atende e trata pacientes com fissura labiopalatina, atualmente sediado em Petrolina, no Vale do São Francisco. Iniciou-se em 2018, a partir do desejo do Cirurgião Bucomaxilofacial, Márcio Novaes em querer participar das campanhas de tratamento à fissurados, que ocorriam em Fortaleza-CE e trazê-las para a região do Vale do São Francisco. Diante da quantidade de pacientes catalogados para realização de campanha inicial em Petrolina (82, entre bebês, adultos e idosos) por Novaes, uma equipe foi convidada pelo profissional a fim de participação voluntária no projeto. Desde então, o IBM vem realizando tratamentos de pacientes com Fissura Labiopalatina da Região de forma voluntária, trazendo na equipe Cirurgiões-Dentistas Bucomaxilofaciais, Fonoaudiólogos, Ortodontistas, Psicóloga e Otorrinolaringologista. A Associação não possui fins lucrativos, sendo mantida a partir de doações.

"Nós não tínhamos sede própria e eu atendia os pacientes em meu consultório particular. Quando a quantidade de pacientes se elevou muito, foi solicitada ajuda a ABO local (Associação Brasileira de Odontologia) que cedeu espaço para se realizar os tratamentos aos sábados. Com a necessidade cada vez maior do atendimento multidisciplinar e aumento da demanda, foi tratado logo de se conseguir uma sede fixa para atendimentos durante a semana. Nesse momento surgiu o CSU (Centro Social Urbano de Petrolina) que doou um espaço, onde funcionava um antigo postinho de saúde, que estava desativado. Logo foi realizada uma campanha para doações, visando a reforma da sede", explicou Novaes.

"Hoje o IBM tem mais de 70 pacientes operados, fazendo tratamento fonoaudiológico e mais de 120 em preparo para a cirurgia. Esse preparo cirúrgico envolve a chegada na idade mínima para se operar, que é a partir dos 3 meses, além de preparos odontológicos em pacientes que apresentam focos dentários infectados."

Para 2020, a perspectiva do Instituto é fortalecer a atuação, as doações e os serviços ofertados. " A Odontologia faz parte do tripé do tratamento ao paciente fissurado que envolve Odontologia, Cirurgia e Fonoaudiologia. Nossa perspectiva agora é realizar 150 novas cirurgias em 2020, aumentar a sede, que já tem uma planta que conta com consultórios médicos, odontológicos, fonoaudiológicos, espaço de brinquedoteca, berçário e serviço de assistência social", finalizou.

Para conhecer mais sobre o Projeto

Instagram: www.instagram.com/instituto_ibm
Site: https://ibmlabiopalatina.wixsite.com/institutoibm

Equipe:
Bucomaxilofaciais: Dr. Márcio Novaes, Dr. Pedro Henrique, Dr. Ozawa Brasil, Dr. João Paulo Lócio e Dr. Emanuel Marques.
Fonoaudiólogas: Dra. Gabriela e Dra. Alexsandra.
Ortodontia: Dra. Rebeca Libório, Dra. Mila Fontes, Dra. Taynara Lustosa e Dr. Ricardo Amorim.
Picóloga: Dra. Kelly Florêncio.
Otorrinolaringologista: Dra. Eduarda Costa, que ficou sabendo desse projeto, quando ainda estava em seu fellow-ship (especialização) no Centrinho de Baurú-SP. Ligou para o consultório e se voluntariou para fazer parte da equipe.
Cirurgião-Plástico: Dr. Ernani


*Fotos cedidas pelo Instituto




© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por