Audiência no MPPE /Jaboatão dos Guararapes discutiu oferta da saúde bucal no município

Data publicação: 27/02/2020

Aconteceu, na manhã da quinta-feira (20/02/2020), audiência na sede do Ministério Público de Pernambuco - MPPE/ Jaboatão dos Guararapes, com a 2ª Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania de Jaboatão dos Guararapes, Dra Milena Santos, a fim de tratar sobre a defasagem nos serviços odontológicos oferecidos pela Prefeitura Municipal. Com encontros que acontecem desde 2019, o CRO-PE esteve presente apresentando as fiscalizações realizadas no local e buscando alternativas, junto às Entidades e à gestão municipal, sobre os serviços cadastrados que não estão funcionando adequadamente.

O chefe do setor de Fiscalização, CD Dr. Vitor Souto Maior, o vice-presidente do Soepe, CD Dr. George Gusmão, a procuradora jurídica CRO-PE, Dra Maristela Dantas, a procuradoria jurídica do Sindicato, Dra Maria Zilá Passo e o CD Dr. Fernando Lyra, coordenador de saúde bucal de Jaboatão dos Guararapes, estiveram presentes na audiência.

"O município de Jaboatão apresenta uma pequena cobertura de saúde bucal, com sérios problemas estruturais em suas Unidades. Assim, a gestão ficou responsável por encaminhar, em um curto prazo, a minuta de contrato de prestação de serviço por empresa de manutenção, tanto preventiva como corretiva, dos equipamentos odontológicos das Unidades de Saúde. Além disto, existe a situação dos insumos, que estavam em falta no município. A gestão informou que já possui licitação pronta para adquirir materiais de dentística e periodontia e que, até o início de março, terá as das demais especialidades; como também anunciou que 14 novos consultórios serão instalados e outros 30 têm previsão de serem comprados, com verba já garantida, para o decorrer do corrente ano. O prazo máximo para apresentação das demandas foi o de 30 dias, ficando a fiscalização do Conselho intimada a realizar as ações após este tempo a fim de verificar as correções." explicou Souto Maior.