DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA É COMEMORADO EM SOLENIDADE ALUSIVA NA ABO-PE

Data publicação: 25/10/2016

*Com informações da Comunicação ABO-PE

Celebrado oficialmente hoje, 25 de outubro, o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista este ano foi comemorado no último sábado, 22, no espaço multiuso da Associação Brasileira de Odontologia de Pernambuco (ABO/PE), no Recife. A solenidade alusiva, uma parceria entre o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco e a ABO/PE, manteve a tradição ao conferir honrarias àqueles profissionais que se destacaram no exercício da função, além de oferecer coquetel e jantar de confraternização aos profissionais que compareceram à cerimônia.
Todos os anos, duas medalhas que recebem os nomes dos grandes Cirurgiões-Dentistas Profº Ageu de Aquino Sales e Profº Edrizio Barbosa Pinto, além do Diploma de Honra ao Mérito Odontológico Pernambucano, dos Certificados de Remidos e do Diploma 25 anos de inscrição ininterruptos, fazem parte da celebração do dia 25 de outubro. Desse modo foram distinguidos Títulos de Inscrição Remida a 29 Cirurgiões-Dentistas que completaram 70 anos de idade ainda em atividade e isentos de qualquer processo ético. Foi entregue o diploma e a medalha Professor Ageu de Aquino Salles aos professores doutores Breno de Albuquerque Mello e Cátia Maria Fonseca Guerra; a medalha Professor Edrízio Barbosa Pinto homenageou os profissionais Leógenes Maia Santiago e Viviane Colares Andrade Amorim; enquanto o diploma de Honra ao Mérito Odontológico coube aos profissionais João Batista Ribeiro Lemos, Maria Lúcia Parente de Andrade, Audison Pereira Nunes de Barros e Júlio César da Cruz e Silva. Ainda receberam diploma de atuação profissional 68 Cirurgiões-Dentistas que completaram 25 anos de carreira sem nenhuma infração ética e Diplomas de Agradecimento foram entregues a diversos profissionais que contribuíram diretamente nas ações promovidas pelo CRO-PE.
O diploma de Honra ao Mérito Parlamentar foi concedido ao vereador do Recife André Régis pelo Projeto de Lei que cria Programa de Saúde Bucal nas escolas e creches recifenses e ao deputado estadual Lucas Ramos, pelo seu apoio à Carreira Odontolegista no Estado.
Prestigiaram a solenidade o diretor da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP/UPE) Emanuel Savio de Souza Andrade, a gerente de Atenção Básica da Prefeitura da Cidade do Recife, Ana Beatriz Vasconcelos, que representou o secretário municipal de Saúde Jailson Correia, o coordenador de Saúde Bucal de Olinda Romero Márcio Nogueira Dias, os parlamentares já citados e a presidente da Associação Brasileira de Ortodontia Aline Waked. Pela ABO/PE o presidente Alexandre Rizuto, o secretário Geral João Batista Ribeiro Lemos. Pelo Conselho Regional de Odontologia, o presidente Alfredo Gaspar Júnior, a secretária geral Thérèze Britto, os Conselheiros Eduardo Vasconcelos e João Manoel da Silva Filho. O Conselho Federal da classe foi representado pelo conselheiro Rogério Zimmermann. O cerimonial coube às funcionárias do CRO-PE Regina Rocha e Adinete Eliezer.
O presidente do CRO-PE Alfredo Gaspar destacou o grande contingente de profissionais. “Hoje somos mais de 11 mil profissionais em atividade, assim é preciso reconhecer a dedicação e o empenho daqueles que honram à nossa classe.” O representante do CFO, Rogério Zimmermann, ressaltou a real importância de cada título conferido aos colegas naquela noite. “Agradeço a todos que têm contribuído para o sucesso da Odontologia em Pernambuco”, referindo-se aos parlamentares, gestores públicos e parceiros ali presentes.
A solenidade foi animada pela Orquestra Universal, do maestro Lúcio Azevedo, o coquetel e jantar servidos e preparados pelo buffet Nelma Antunes. “A festa está ótima, um grande encontro de confraternização entre nós colegas dentistas” comentou Márcia Vendiciano Vasconcelos. A Cirurgiã-dentista Fabiana Moura disse: “Aqui estamos bem à vontade, clima de amizade, muitos rostos conhecidos, ótima organização, uma boa orquestra e o buffet também de primeira. Só faltou uma maior presença de dentistas”.

Confira todas as fotos da festa: https://goo.gl/FDuybY