21 de abril: Dia de Tiradentes

Data publicação: 17/04/2017

Nos tempos antigos, os ofícios da Odontologia eram realizados por barbeiros, pois ainda não existia a atividade como profissão. Em 1363, se falou, pela primeira vez, a palavra “dentista”. No Brasil, um dos heróis nacionais, em sua juventude se dedicou também ao exercício da profissão de “dentista”, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes, por volta do ano de 1790, pois esculpia, provavelmente em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituir os dentes ausentes, atividade em que se destacou na época. Em homenagem ao primeiro profissional da saúde bucal, o mineiro Joaquim José da Silva Xavier é, hoje, o Patrono da Odontologia.

A profissionalização da saúde bucal, segundo pesquisas, começou em 1728, na França, com o médico Pierre Fauchard (1678-1761), que revolucionou a Odontologia, inovando conhecimentos, criando técnicas e aparelhos, sendo chamado o “Pai da Odontologia Moderna”.

No Brasil, a palavra “dentista” foi citada pela primeira vez em 23 de maio de 1800, em documentos do reino sendo a partir de então necessária a especialização para o desempenho da profissão. Foi o início da Odontologia, considerada como profissão autônoma no Brasil.

Cada dia que passava, crescia a necessidade urgente de se ter um cuidado mais especializado para a profissão. Então, nascem o Conselho Federal e os Regionais, em 1964 e em 1966, um movimento de Cirurgiões-Dentistas leva ao Congresso Nacional um Projeto de Lei regulamentando a profissão para disciplinar e fiscalizar seu exercício, em todo o país. Com os profissionais trabalhando, a todo vapor, pela saúde bucal do brasileiro, a profissão tem em sua história grandes vitórias. Hoje, a Odontologia se preocupa sempre com o bem-estar do cidadão e, melhorar a saúde bucal faz parte da história de todos os profissionais brasileiros.

No dia 21 de abril, o Sistema CFO/CROs homenageia Tiradentes por ter realizado a primeira ação voltada à saúde bucal no Brasil.

Fonte: CFO Clique aqui