POSSE DO COLEGIADO DO CES/PE 17/19 ACONTECE E CONTA COM REPRESENTANTE DO CRO-PE

Data publicação: 25/05/2017

*Com informações do CES/PE

A Cerimônia Oficial de posse do colegiado do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE) – Biênio 2017/2019 aconteceu na última segunda-feira, 22 de maio, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Na ocasião, estiveram presentes os conselheiros titulares e suplentes que são representantes de entidades do segmento usuário, trabalhador e gestor/prestador. O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CROPE - conta com a representação da Cirurgiã-Dentista Drª Ive da Silva Monteiro.

A Solenidade contou, ainda, com a presença do secretário Estadual de Saúde e presidente do CES/PE, José Iran Costa Júnior, O promotor e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça/ Saúde (CAOP Saúde), Édipo Soares Cavalcante Filho, a secretária Executiva de Coordenação-Geral, Ana Cláudia Callou.

De acordo com a representante do CRO-PE no Conselho, Drª Ive Monteiro, "Sendo o CES/PE um órgão colegiado com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da Política Estadual de Saúde, a expectativa é de que o CRO/PE possa contribuir efetivamente para o fortalecimento do controle social e desenvolvimento de um SUS de qualidade para todos no Estado. Além disso, considerando que condições precárias de saúde bucal são um dos mais significativos sinais de exclusão social, espera-se que essa discussão consiga ser levada em consideração em pautas a serem debatidas nesse espaço. Tal abordagem torna-se relevante nessa nossa atual conjuntura marcada pelo agravamento das condições de vida de considerável parcela do povo pernambucano, pela persistência de gravíssimos problemas sociais e, também, pelas enormes dificuldades para fazer as mudanças reclamadas pela maioria da população".

Quando questionada sobre o quanto a atuação do CRO-PE junto ao CES/PE pode contribuir no desenvolvimento da Odontologia no Estado nos próximos dois anos, Monteiro afirma: "Acredito que essa contribuição seja representada, em parte, pela inclusão de temáticas relevantes para a Odontologia nos debates do CES/PE nesse período, representando o segmento odontológico e manifestando as ideias e as demandas da nossa classe. Isso, sempre na perspectiva de que a saúde bucal é parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo. Entendo que na posição de conselheira, atuaremos como um elo entre o CES/PE e a classe odontológica. Desse modo, torna-se extremamente importante que os profissionais de saúde bucal manifestem suas opiniões, inquietações e sugestões ao CRO/PE para que nossa atuação no CES/PE represente, de fato, as posições da classe odontológica. Outro aspecto que julgo relevante é que o CRO/PE se fazer presente e atuante em espaços democráticos e legítimos, como é o caso dos Conselhos de Saúde, contribuirá para o desenvolvimento e valorização da classe odontológica junto aos demais segmentos do controle social, além de contribuir no processo de amadurecimento social, técnico e político da Odontologia".

ATO DE POSSE

Na Solenidade, as conselheiras de saúde Inez Maria da Silva, Silvaneide Márcia Bezerra da Silva e Lidiane Rodrigues Gonzaga, representando respectivamente os segmentos Usuários, Trabalhadores e Gestores/Prestadores, assinaram o termo de posse do novo Biênio CES/PE 2017/2019. A nomeação será realizada através de publicação em Diário Oficial do Estado. O novo colegiado inicia suas atividades do Conselho Estadual de Saúde em julho de 2017. As reuniões ordinárias acontecem na segunda quarta-feira de cada mês na sede do CES/PE e são abertas ao público. Mais informações no site do Conselho Estadual de Saúde: www.ces.saude.pe.gov.br.

*Crédito foto: Miva Filho/ Assessoria SES