CRO/PE REALIZA AÇÃO DE SAÚDE BUCAL NO LAR DE CLARA

Data publicação: 05/10/2017

Na manhã de hoje, 05 de outubro, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO/PE) esteve realizando ação de saúde bucal no Lar de Clara, em Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho. Durante toda a manhã, as 254 crianças, de 0-6 anos, participaram de contação de história sobre a importância do cuidado com os dentes, noções de escovação, detecção de cárie e teste da linguinha pela equipe de 13 integrantes e alunos do Projeto Língua Solta, da Universidade Federal de Pernambuco, acompanhados pelo Cirurgiões-Dentistas Alfredo Gaspar Júnior (Presidente do Regional e integrante do Projeto), Ana Cláudia Araújo (Tesoureira e integrante do Projeto) e Patrícia Teixeira (Conselheira e integrante do Projeto).

O lar de Clara acolhe na unidade de Pontezinha crianças de 0-12 anos em situação de vulnerabilidade social, que contam com transporte escolar, 3 refeições diárias, educação escolar/ pedagógica, infantil, atendimentos médico, odontológico, psicológico, fonoaudiólogo, oftalmológico, nutricional, entre outros, feitos por profissionais voluntários. Atendimento as famílias das crianças/adolescentes, com apoio da assistência social, também é realizado.

Um consultório odontológico também funciona no Lar de Clara, recebendo o trabalho voluntário de profissionais Cirurgiões-Dentistas que se disponibilizam a auxiliar no cuidado da saúde bucal das crianças e famílias assistidas, possuindo sua própria Auxiliar em Saúde Bucal, Cássia Simone de Souza.

A equipe da ação foi recebida pelas Coordenadoras Pedagógicas Elisângela Xavier (Ensino Fundamental) e Michele (Infantil) e pela Gestora, Adriana Rollic, que reforçaram a importância do voluntariado e das doações para manter o trabalho desenvolvido no Lar de Clara. "Nós estamos abertos a todo tipo de doação, seja materiais de higiene, remédios, entre outros, seja a doação presencial - em forma de trabalho. O profissional que se interessar basta nos procurar para agendarmos com a coordenação de voluntariado. Toda ajuda é necessária", destacou Elisângela.

No final da ação, kits de higiene bucal fornecidos pela Coordenação de Saúde Bucal do Estado de Pernambuco (Coordenador Paulo César Oliveira Santos) foram distribuídos entre as crianças.

O CRO/PE agradece a parceria do Projeto Língua Solta, da UFPE e da Coordenação de Saúde Bucal do Governo de Pernambuco.

PARA AJUDAR

LAR DE CLARA

NÚCLEO INFANTIL E ADMINISTRATIVO: Rua da Matriz, s/nº - Pontezinha - Cabo de Santo Agostinho / PE

NÚCLEO ADOLESCENTE: Rua Antônio de Farias, 445 - Piedade - Jaboatão dos Guararapes / PE