CROPE presente em Assembleia dos Residentes do Hospital Getulio Vargas

Data publicação: 17/09/2018

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco - CROPE esteve presente, na manhã de hoje (17/09) na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) dos residentes do Hospital Getúlio Vargas. O encontro, realizado no auditório do complexo hospitalar, serviu para discussão acerca da atual situação precária de trabalho encontrada por parte dos profissionais do quadro do Hospital. A Assembleia, organizada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), contou com grande representação dos profissionais Médicos e Cirurgiões-Dentistas Bucomaxilofaciais residentes na localidade, bem como com as presenças do presidente do Simepe, Tadeu Calheiros, do diretor executivo da entidade, Marcus Villander, do conselheiro do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos e do secretário geral da Associação dos Cirurgiões e Traumatologistas Bucomaxilofaciais de Pernambuco (ABMF-PE), Gilberto Cunha de Sousa Filho. Durante a Assembleia foram discutidas as respostas dadas até o momento pela Secretaria de Saúde de Pernambuco e foi deliberada a greve dos residentes do Hospital Getúlio Vargas, por tempo indeterminado, mantendo 30% dos serviços essenciais. Uma nova assembleia está marcada para acontecer na próxima sexta-feira, 21 de setembro, logo após reunião das representações do movimento junto ao Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco.
De acordo com informações do secretário geral da Associação dos Cirurgiões e Traumatologistas Bucomaxilofaciais de Pernambuco (ABMF-PE), CD Gilberto Cunha de Sousa Filho, a Associação foi convocada a participar na última quinta-feira, 13, de reunião junto com o Simepe, Soepe, ABMF-PE, Comissão dos Residentes do Hospital Getúlio Vargas e outras Entidades apresentando pauta de reivindicações que envolve vários pontos. Esteve presente o vice-presidente da ABMF-PE, Dr. Rodrigo Marinho. Nesta reunião entre Entidades e representações, ficou agendado encontro na sexta, 14,com o Secretário de Saúde de PE, onde estiveram presentes o diretor do Getulio Vargas, a coordenadora das residências médicas, representantes de cada residência que fazem parte da Comissão dos Residentes, Dr Tadeu Calheiros e Dr Mario Jorge (Simepe) e pela ABMF-PE, Dr Gilberto Cunha e Dr. Túlio Moura. "Durante esta reunião foi apresentada a pauta, acatada pelo Secretário de Saúde de Pernambuco como um todo e o encaminhamento final foi o prazo de uma semana para contemplação de alguns itens da pauta, outra semana para outros itens e o prazo em torno de um mês para resolução da pauta como um todo. Hoje pela manhã havia a assembleia agendada com a presença do CRO-PE e durante a Assembleia foi deliberada a paralisação das atividades da Residência, mantendo 30% dos serviços essenciais."