Surubim recebeu a primeira parada da Caravana da Saúde Bucal

Data publicação: 07/05/2019

Responsive image

Na sua primeira edição em 2019, a Caravana da Saúde Bucal promovida pelo CRO-PE iniciou as suas atividades ontem, 06 de maio, em Surubim. Com um novo formato, o projeto levou atualizações aos profissionais locais e de mais oito municípios convidados (João Alfredo, Machados, Vertente do Lério, Casinhas, Orobó, Bom Jardim, Cumaru e Salgadinho) durante toda a manhã. À tarde, foi a vez dos coordenadores de saúde bucal das cidades convidadas participarem de capacitação e da realização de ação social de promoção da saúde bucal. Ao todo, cerca de 380 pessoas, entre profissionais e população local, foram beneficiados com a passagem da Caravana pela região.

Durante a manhã, 50 profissionais Cirurgiões-Dentistas e 75 Profissionais Auxiliares compareceram à UAB - Polo Surubim para assistir as aulas dos profissionais convidados. O Coordenador de Saúde Bucal de Pernambuco, CD Paulo César Santos, levou o tema "Inovar para Somar" e o CD André Cavalcante explorou a temática "Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais", sob o viés das "Doenças Crônicas: Hipertensão e Diabetes", para os CDs. Os profissionais Auxiliares (ASB, TSB e ACS) também assistiram a palestra do CD Paulo César Santos ("Inovar para Somar"), bem como atualizaram seus conhecimentos através da abordagem da "Multidisciplinaridade do Serviço" pelas CDS Thérèze Britto (Conselheira do CRO-PE) e Jéssica Britto (presidente da Comissão dos Novos Cirurgiões-Dentistas do CRO-PE).

A abertura das atividades na UAB - Polo Surubim contou, ainda, com a presença do presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, do Conselheiro Igor Morais, do Secretário de Saúde de Surubim, Thyago Pedrosa e da Coordenadora de Saúde Bucal municipal, CD Bruna Lafayette.

À tarde, a programação também foi extensa: às 14h teve início, também na UAB - Polo Surubim, a capacitação dos Gestores/Coordenadores de Saúde Bucal na captação de recursos junto ao Ministério da Saúde e inclusão e equidade. O Prof. Edson Hilan Gomes de Lucena trouxe a 6 Coordenadores de Saúde Bucal representantes dos municípios convidados da edição (Vertente do Lério, Cumaru, Surubim, Bom Jardim, João Alfredo, Casinhas) noções para o fortalecimento das ações da Odontologia nas localidades.

Em paralelo, na Escola Municipal Lourenço Ramos da Costa, acontecia a ação social "Vivendo e promovendo a saúde bucal". Com a proposta da importância do sorriso para qualidade de vida, orientar a população acerca de hábitos de higiene bucal, realizar a detecção e a prevenção de cárie por meio de aplicação de flúor e distribuir kits de higiene ( com escova, creme dental e sabonete) a ação atendeu 245 crianças que compareceram ao local. 15 profissionais do quadro municipal, entre CDs e ASBs, participaram das atividades desenvolvidas.

As atividades em Surubim contaram com o apoio da Prefeitura de Surubim, que cedeu os espaços para as ações, e com a Coordenação de Saúde Bucal de Pernambuco, através da doação dos kits de higiene bucal distribuídos à população assistida na ação social.

O CRO-PE agradece aos órgãos, bem como aos profissionais e à população, pela participação na Caravana!



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por