Segunda parada da Caravana da Saúde Bucal aconteceu em Limoeiro

Data publicação: 08/05/2019

Responsive image

Na terça-feira, 07, as atividades da Caravana da Saúde Bucal foram em Limoeiro. Segunda parada da Caravana, a cidade recebeu as ações promovidas pelo CRO-PE que levaram atualização aos profissionais locais e de mais dez municípios convidados (Vicência, Passira, Buenos Aires, Nazaré da Mata, Tracunhaém, Carpina, Lagoa do Carro, Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Paudalho), capacitação aos coordenadores de saúde bucal municipais e, também, a realização de ação social de promoção da saúde bucal em comunidade em Limoeiro.
A manhã foi de encontro de profissionais durante palestras de atualização. 58 Cirurgiões-Dentistas compareceram à GRE para assistir a aula do Coordenador de Saúde Bucal de Pernambuco, CD Paulo César Santos, falando sobre o tema "Inovar para Somar" e, também, ao CD André Cavalcante explorando o atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais sob o viés das "Doenças Crônicas: Hipertensão e Diabetes". Os 70 profissionais Auxiliares (ASB, TSB e ACS) que compareceram à II Geres, também assistiram a palestra do CD Paulo César Santos ("Inovar para Somar"), bem como atualizaram seus conhecimentos através da abordagem da "Multidisciplinaridade do Serviço" pelas CDS Thérèze Britto (Conselheira do CRO-PE) e Jéssica Britto (presidente da Comissão dos Novos Cirurgiões-Dentistas do CRO-PE).

Teve início, às 14h, também na GRE, a capacitação dos Gestores/Coordenadores de Saúde Bucal na captação de recursos junto ao Ministério da Saúde e inclusão e equidade com o prof. Edson Hilan Gomes de Lucena. 6 Coordenadores de Saúde Bucal representantes dos municípios convidados da edição tiraram dúvidas e atualizaram informações a fim de fortalecerem as ações da Odontologia nas localidades.

Já a ação social "Vivendo e promovendo a saúde bucal", que traz a proposta da importância do sorriso para qualidade de vida, aconteceu na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves. 250 crianças receberam orientações acerca de hábitos de higiene bucal, detecção e prevenção de cárie por meio de aplicação de flúor e kits de higiene ( com escova, creme dental e sabonete). Alguns profissionais do quadro municipal, entre CDs e ASBs, participaram das atividades desenvolvidas. Também houve recreação infantil com o palhaço Xililique, apresentação musical com banda de crianças com necessidades especiais e inauguração do escovódromo da Escola promovidas pela Coordenação de Saúde Bucal municipal.

As atividades em Limoeiro contaram com o apoio da Prefeitura Municipal, que cedeu os espaços para as ações, e com a Coordenação de Saúde Bucal de Pernambuco, através da doação dos kits de higiene bucal distribuídos à população assistida na ação social.

Registra-se, também, a presença do presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, do Conselheiro Igor Morais e da Coordenadora de Saúde Bucal municipal, Silvia Visani, durante o dia de atividades. O CRO-PE agradece aos órgãos, bem como aos profissionais e à população, pela participação na Caravana!
Ao todo, cerca de 400 pessoas, entre profissionais e população local, foram beneficiados com a passagem da Caravana pela Região.


*Foto 04 - Crédito: Edvaldo Carvalho / Reporte Fotalgráfico PML



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por