CRO-PE e CRO-BA firmam convênio inédito durante Congresso em Petrolina

Data publicação: 26/07/2019

Pela primeira vez, Conselhos Regionais de Odontologia garantem o pagamento de apenas uma anuidade para os profissionais que trabalham em cidades limites em Estados distintos. O anúncio e a assinatura do documento aconteceram durante a 4º edição do Congresso Internacional de Odontologia do Vale do São Francisco (CIOVASF) pelos presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia de Pernambuco, Dr. Eduardo Vasconcelos, e da Bahia, Dr. Dr. Marcel Lautenschlager Arriaga.

Pauta antiga defendida pela classe odontológica regional, Vasconcelos destacou o processo de construção desse convênio durante o seu discurso.

" Muito importante essa construção que o CRO-PE junto ao CRO-BA conseguiu, que vem acontecendo desde 2013, no CIOVASF, onde houve uma reunião para discussão da situação dos Dentistas que trabalham em Juazeiro e em Petrolina e que pela legislação, pagam duas anuidades. E, desde então, procuramos uma forma junto ao Conselho Federal, para tomar este posicionamento, para que o profissional que trabalha em ambas as cidades possa escolher um só CRO para ser inscrito e pagar uma só anuidade", explicou o presidente do CRO-PE.

"Eu acho uma medida muito sensata que é desejo dos colegas dos dois municípios há muito tempo. É único no Brasil, é o primeiro no Brasil que acontece entre dois CROs", destacou Arriaga.

O presidente do CRO-PE,Eduardo Vasconcelos, ainda destacou aos presentes o movimento que vem sendo estabelecido pelo Regional junto à classe odontológica e ao poder legislativo.

"A pauta pública mais importante que a Odontologia tem feito é se fazer representar para além das Entidades, ABO, Soepe e CRO-PE. Temos que estar representados pelos políticos. E, diante disto, o Conselho está procurando montar a sua Frente Parlamentar. O Deputado Antônio Coelho, a Deputada Dulcicleide Amorim e o Deputado Lucas Ramos, todos aqui da Região, já estão apoiando a Frente Parlamentar da Odontologia Pernambucana. A Odontologia só vai crescer se conseguirmos discutir e levar a importância da saúde bucal também para quem toma as decisões sobre para onde vão os recursos dos nossos impostos."

O Delegado do CRO-PE na Região (VIII Geres), Dr. João Paulo Lócio, também foi apresentado aos profissionais, bem como empossado durante o Congresso.