Confira como foi a votação do Veto 16/2019 referente ao PLC 34/2013 e a carta de esclarecimento da AMIB sobre a importância do CD nas UTI

Data publicação: 29/08/2019

Responsive image

Confira como foi a votação ontem, 28 de agosto de 2019, e a carta de esclarecimento da AMIB sobre a importância do Cirurgião-Dentista nas UTI. O CRO-PE compartilha o mesmo entendimento e você? #valorizaodontologia

---

"O Projeto de Lei (PLC 34/2013) que tornava obrigatória a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar, portadores de doenças crônicas e aos atendidos em regime domiciliar na modalidade "homecare" infelizmente foi vetado pela Presidência da República para ser revisto e adequado a algumas exigências do executivo antes de ser novamente submetido.
Em vista desse fato, cabe à Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) alertar a população sobre o risco que as infecções bucais podem causar à saúde sistêmica, principalmente relacionado às pneumonias por aspiração e à sepse, patologias de alta prevalência em unidades de terapia intensiva nos hospitais públicos e privados do Brasil e que levam a um número expressivo de óbitos, anualmente.
É importante também destacar que a integralidade a assistência é concebida como um conjunto articulado de ações e serviços de saúde e que é um dos princípios doutrinários da política do Estado brasileiro para a saúde, como direito e como serviço. Dessa forma, entendemos que os cuidados bucais devem ser incluídos nesse contexto.
Por fim, a AMIB, que conta com o seu Departamento de Odontologia Intensiva como parte integrante dos que representam a equipe multiprofissional em cuidados intensivos, espera que esse projeto de lei, após os ajustes necessários e adequados, seja aprovado e que a presença integral do cirurgião dentista nas unidades de terapia intensiva dos hospitais brasileiros seja garantida.

Atenciosamente,
Dr. Ciro Leite - Presidente da Associação de Medicina Intensiva"




© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por