Entidades Pernambucanas encabeçam movimentação de valorização da Odontologia junto à Parlamentares

Data publicação: 02/09/2019

Em contínuo às ações do movimento FRENTE PELA ODONTOLOGIA, iniciado em julho deste ano e que visa a valorização de políticas públicas que privilegiem o atendimento das necessidades da população, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), a Associação Brasileira de Odontologia em Pernambuco (ABO-PE) e o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (Soepe) estiveram reunidos na última terça-feira, 27 de agosto, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco - Alepe, com os deputados estaduais Adalto Santos, Lucas Ramos e Roberta Arraes.

As Entidades têm como meta levar ao conhecimento dos governos Municipais e Estadual uma série de informações, todas de conteúdo técnico, que refletem as necessidades no atendimento da saúde bucal em Pernambuco.

O calendário de visitas aos parlamentares, iniciado em julho, contou com a constituição de comissão interinstitucional envolvendo as maiores representações da Odontologia no Estado e encaminhamento de ofício informativo à Assembleia Legislativa.

O Presidente do Conselho Regional de Odontologia, Dr. Eduardo Vasconcelos, destacou que “a iniciativa é proporcionar ainda maior visibilidade das políticas desenvolvidas pelo CRO/PE, atendendo demandas de fiscalização e capacitação, sobretudo no interior do nosso Estado. A formatação de um movimento que reafirma a nossa proposta, fortalece o ideal comum firmado com a ABO/PE e o Soepe, entidades historicamente marcadas pelas conquistas na Odontologia no nosso Estado".

O Presidente da ABO/PE, Dr. Rogério Dubosselard Zimmermann, ressaltou a receptividade dos parlamentares às propostas apresentadas. “A união e a força das Instituições são condicionantes para a efetivação de políticas públicas eficientes e que atendam verdadeiramente à população."

Por sua vez, o presidente do Soepe, prof. Ailton Coelho, destaca a importância da criação da Frente pela Odontologia. "A representação política nas casas legislativas é fundamental para valorização dos profissionais da Odontologia, a garantia dos direitos e conquista de avanços, que refletem diretamente na melhoria da saúde bucal da população", ressalta.

Os Deputados Estaduais Lucas Ramos, Joaquim Lira, Adalto Santos, Antônio Coelho, João Paulo, Isaltino Nascimento e Roberta Arraes já receberam os presidentes das Entidades na Alepe. A previsão é a de que, em breve, reuniões com novos parlamentares aconteçam.