CRO-PE integrou mesa de debate promovida pela Visa Jaboatão dos Guararapes em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Data publicação: 03/09/2019

Na sexta-feira, 30 de agosto, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) integrou mesa de debate no Workshop em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, promovido pela Vigilância Sanitária do Jaboatão dos Guararapes nas dependências do Hotel Barramares, em Piedade. O tema abordado na mesa foi "Órgãos de Classe e a Interface com a Vigilância Sanitária frente ao cenário atual", que contou com representantes convidados dos Conselhos Regionais de Educação Física (CREF), Conselho Regional de Farmácia (CRF), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), além do CRO-PE. À convite da Gerente da Visa Jaboatão dos Guararapes, Dra Adeilza Gomes Ferras, a Procuradora Jurídica e representante do Conselho, Dra Maristela Dantas, apresentou palestra sobre o Código de Ética Odontológica, noções sobre as principais diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Código de Defesa do Consumidor, além da própria lei de criação dos Conselhos Regionais e questões relacionadas às ações de fiscalização e parcerias com outras Entidades, como a própria VISA. "O setor de fiscalização do CRO-PE atua de forma muito forte na verificação de denúncias e, dependendo do caso em concreto, dá andamento em conjunto ou separadamente para interação com outros órgãos que realizam também uma vigilância, como o Ministério Público, Polícia, entre outros. O campo de atuação em parceria com a Vigilância Sanitária é vasto, pois aponta locais de trabalho e de atendimento à população que põem em risco a saúde física e psicológica e a vida dos indivíduos e da comunidade, além do controle sanitário ser feito com maior agilidade", comentou Dantas. Registramos, ainda, a presença das doutoras Fábia Wanderley (Coordenadora de Processos administrativos sanitários da Visa Jaboatão dos Guararapes) e Nísia Lapenda (Coordenadora de Alimentos Visa Jaboatão dos Guararapes), bem como dos representantes dos órgãos Procon Jaboatão (Dr. José Rangel), Ministério Público de Pernambuco ( Promotores de Justiça Dr. Maviael de Souza e Dra Milena Santos), Delegacia do Consumidor (Dra Beatriz Gibson) e da Adagro (Dra Glenda Holanda).