CRO-PE participou de Seminário promovido pelo TJPE sobre violência doméstica e familiar e a abordagem dessas lesões

Data publicação: 13/12/2019

Responsive image

Na manhã da quinta-feira, 11/12, o CRO-PE esteve presente no II Seminário Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: Repercussões da Violência na Saúde da Mulher e o papel da Rede, na Escola Judicial - Esmape. O encontro foi uma realização do Tribunal de Justiça de Pernambuco, da Coordenação Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPE, da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Recife e da Secretaria de Saúde do Recife. A Dra Marília Mota, integrante da Câmara de Instrução I do CRO-PE, esteve representando o Regional.

"O II Seminário mostrou a iniciativa da Justiça em abordar a temática estreitando os laços com os profissionais da área de saúde e buscando uma construção para que essas vítimas tenham um acolhimento integral. A violência contra a mulher é uma questão sócio cultural presente nas diversas comunidades, sendo a violência doméstica a mais comum das violências, devendo ser detectada pelos profissionais de saúde e encarada como questão de saúde pública, isto porque na maioria das vezes é a primeira porta de entrada para o seu conhecimento", comentou Mota.

Ainda de acordo com Marília, no que se refere aos locais mais frequentes das lesões resultantes dessa violência, a região da face é uma delas, tendo o Cirurgião-Dentista um importante papel muitas vezes na identificação.
"O profissional Cirurgião-Dentista muitas vezes é o primeiro profissional de saúde a se deparar com essa realidade, visto que as vítimas aparecem com seus dentes fraturados, avulsionados, com mobilidade, assim como fraturas ósseas (mandíbula e zigomático) entre outros. Portanto, é de extrema importância tanto o Conselho como os profissionais estarem atentos a fim de promover o enfrentamento a essa violência de forma integral", finalizou.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por