Coordenações de cursos de Odontologia, Comissão de Ensino e diretoria do Regional reunidos em busca de melhorias no ensino

Data publicação: 20/02/2020

Aconteceu, na noite da segunda-feira (17/02/2020), reunião na sede do CRO-PE entre as coordenações de graduação dos cursos de Odontologia do Estado, Comissão de Ensino e diretoria do Regional. Convocado pelo Conselho, o encontro proporcionou a discussão de pautas importantes entre os presentes, como qualidade de ensino, Ensino à Distância (EaD), Teste de Proficiência e campanhas de valorização da ética na Odontologia com abordagem voltada aos estudantes.

No primeiro momento da reunião o presidente do Regional, Eduardo Vasconcelos, junto à CD Dra Catarina Lago, expuseram a campanha "Semana #soudentistasanguebom", que será lançada em breve pelo Conselho, solicitando a participação das Instituições de Ensino (IEs) no processo de divulgação e inclusão dos graduandos na mobilização, que acontecerá em abril. Após isto, uma outra campanha foi apresentada aos coordenadores e que está diretamente ligada às IEs: "Estágio Legal".

"A ideia do Conselho é a de aprofundarmos a temática do estágio dentro das normas legais junto aos acadêmicos e às Instituições de Ensino. Acreditamos que é através da instrução que podemos alcançar melhores resultados no tocante à conscientização da importância da atuação ética e legal dos colegas e dos futuros profissionais. Então, convidamos todas as Instituições presentes a aderirem à campanha, que será informativa, sobre a importância de se exercer o estágio curricular e o extracurricular de maneira legal. Nas fiscalizações do Conselho são encontradas diversas situações, entre elas a de graduandos exercendo atividades de forma ilegal algumas vezes, o que configura exercício ilegal da Odontologia, crime previsto no Código Penal Brasileiro. Portanto, se faz extremamente necessária essa mobilização para se alertar e auxiliar na resolução de casos como estes da maneira preventiva", comentou Vasconcelos.

No segundo momento do encontro, os integrantes da Comissão de Ensino do Regional, os doutores Gustavo Pina Godoy (presidente), Marianne Carvalho e André Cavalcante, iniciaram a abordagem da pauta voltada as questões diretamente ligadas às coordenações de ensino da Odontologia no Estado.

"O primeiro tópico discutido foi sobre a qualidade do ensino. Sugerimos, neste caso, que haja uma apropriação dos instrumentos de avaliação do Inep para que se busque com mais propriedade o referencial de qualidade", explicou Godoy.

O segundo tema debatido foi a Portaria nº 2117 de 06 de dezembro de 2019, Ministério da Educação (MEC) que dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior, permitindo que cursos superiores presenciais ofereçam até 40% de sua carga horária total por meio do EaD, deixando apenas os cursos de Medicina fora. "Na pauta do EaD vimos que, como sempre, há uma polêmica a respeito disto. Observamos, também, que existem particularidades ligadas ao Ensino à Distância como, por exemplo, a ideia de se ter redução de custos em Instituições, em especial nas privadas."

"Por fim, questionamos acerca do Teste de Proficiência que foi bem polêmico também, não sendo algo unânime à todos. Um estudo piloto para egressos em Odontologia vai acontecer ainda neste ano de 2020 no Paraná. Então, a convocação da Comissão de Ensino também foi no intuito de saber o entendimento das Instituições de Pernambuco. No Paraná todas as 23 Instituições foram favoráveis em fazer esse teste piloto", comentou Godoy.

A Comissão de Ensino solicitou aos coordenadores que buscassem junto às suas Instituições as posições em definitivo sobre o EaD e sobre o Teste de Proficiência, a fim de que se possa ter a possibilidade futura de alinhamento das ações sobre as questões debatidas neste primeiro encontro.

Todas as coordenações de cursos de graduação em Odontologia do Estado de Pernambuco foram convidadas a comparecem ao Encontro. Estiveram presentes os doutores Arnoldo Vasconcelos Filho (Uninassau Graças), Pedro Paulo Albuquerque (Uninassau BV), Jerlúcia Melo (UNIFBV - Wyden), Cássio Lopes Mendes (Unifavip), Manoela Almeida (FPS), Rogéria Cursino (Unifacol), Adriana Santiago (Estácio), Marconi Maciel (Asces-Unita), Fábio Araújo (UPE -Arcoverde) e David Alves (FIS).