Propostas para fortalecimento da Saúde Bucal são aprovadas na 10ª Conferência Estadual de Saúde

Data publicação: 02/06/2023

Foram aprovadas, na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco realizada nesta sexta-feira (02), diversas propostas visando a inclusão, valorização e fortalecimento da Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS) de Pernambuco nos três níveis de atenção.

Um dos destaques aprovados, fruto de um Grupo de Trabalho composto por usuários, gestores e trabalhadores do SUS, visa estabelecer o piso salarial da Odontologia e garantir o financiamento necessário para cumprir a legislação vigente, Lei Federal n° 3999/61. Além disso, foi aprovada proposta com o objetivo de estruturar uma carreira multiprofissional no âmbito do SUS.

Para Maria Teresa Pinheiro Ribeiro, Delegada do CRO-PE no Distrito Estadual de Fernando de Noronha e membro da Comissão de Políticas Públicas do CRO-PE, "a aprovação dessa proposta é resultado da articulação de Cirurgiões-Dentistas de todo o Estado, que estiveram presentes na Conferência, enquanto delegados(as), onde foi possível verificar a união da categoria e o apoio solidário de todos os presentes, com vistas à valorização da Odontologia em todo o país".

Agora, essas propostas serão levadas para a Conferência Nacional de Saúde, onde serão novamente avaliadas pelos delegados eleitos de todo o país. Caso sejam aprovadas, serão contempladas no próximo ciclo de planejamento do Governo Federal e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

O CRO-PE participou ativamente na elaboração e aprovação das propostas, evidenciando seu engajamento em fortalecer o controle social como mecanismo de transparência e melhoria na qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos.