CRO-PE realiza operação de fiscalização em Garanhuns, com interdição de clínica

Data publicação: 12/06/2023

Responsive image

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) realizou uma operação com força-tarefa de fiscalização, nesta segunda-feira (12), no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A operação, que teve foco no papel educativo, também resultou na interdição de uma clínica privada e no combate a laboratórios clandestinos. Ao todo, as equipes fiscalizaram 38 consultórios e três clínicas radiológicas, além de realizarem diligências junto com a Polícia Civil em sete laboratórios de prótese clandestinos.

No consultório interditado, foram encontrados mais de 40 itens de insumos odontológicos vencidos, dentre eles anestésicos e resinas, que estavam sendo utilizados fora da data de validade, o que representa um risco significativo para a saúde dos pacientes. Além disso, havia uma profissional que se intitulou como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) sem inscrição junto ao Regional. A inscrição é obrigatória por lei e garante a qualificação e a competência dos profissionais, além de assegurar a segurança dos pacientes atendidos.

A interdição tem como finalidade proteger a população e assegurar que os serviços odontológicos sejam prestados de acordo com os padrões de qualidade e segurança exigidos. A clínica só será autorizada a retomar suas atividades após a solução integral dos problemas identificados e a comprovação de que todas as exigências legais foram cumpridas.

"A operação em Garanhuns foi um sucesso. Vários colegas foram orientados sobre a maneira adequada de atuação visando o bem-estar dos pacientes e a ética odontológica. Além disso, a ação da Polícia Civil junto aos laboratórios clandestinos visa coibir essa prática que, nos dias atuais, continua a colocar em risco a saúde da população. O CRO-PE reforça a importância de denunciar qualquer suspeita de irregularidades nos serviços odontológicos, a fim de garantir a saúde e a segurança dos pacientes", alertou Dr. João Godoy, chefe de fiscalização da Autarquia.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por