CRO-PE promove Caravana da Saúde Bucal no Sertão pernambucano

Data publicação: 17/07/2023

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) realizou a Caravana da Saúde Bucal no Sertão do Estado entre os dias 10 e 14 de julho. O evento teve como objetivo aprimorar habilidades, adquirir novos conhecimentos e manter os Cirurgiões-Dentistas, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal atualizados com as últimas técnicas e avanços na área odontológica.

Durante cinco dias intensos, a caravana passou por Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada e Arcoverde, abrangendo as Geres VI, VII, VIII, IX e XI. A programação incluiu a palestra "Como lidar com os acidentes e complicações das extrações dentárias", ministrada pela Dra. Paloma Genu, voltada para os Cirurgiões-Dentistas da região. O Dr. Junior Aguiar ministrou uma palestra sobre "Atendimento ao Paciente" direcionada aos Auxiliares de Saúde Bucal e Técnicos em Saúde Bucal. O Chefe de Fiscalização, Dr. João Godoy, abordou questões éticas e de fiscalização no exercício da profissão odontológica. A Dra. Maristela Dantas, Procuradora Jurídica da Autarquia, também esteve presente, oferecendo orientações essenciais sobre o Piso Salarial e Insalubridade. Os profissionais presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e obter informações cruciais para exercerem suas profissões de maneira justa e segura.

Além das atividades de capacitação, a caravana proporcionou um valioso momento de diálogo entre coordenadores de saúde bucal, o presidente do CRO-PE, Eduardo Vasconcelos, e outros representantes da instituição. O objetivo desse encontro foi discutir o cenário atual da saúde bucal e apresentar possibilidades de apoio para futuras ações. Essa troca de ideias e planejamento conjunto é fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficazes e eficientes no cuidado com a saúde bucal da população.

"A presença do CRO-PE em nossa cidade para nos capacitar e trazer a Dra. Maristela para orientar sobre o piso salarial é muito gratificante. Ter o Conselho próximo de nós é uma grande vantagem", afirmou Dra. Denise Diniz, do município de Araripina.

"Participar da caravana foi uma experiência incrivelmente produtiva. As aulas ministradas serão aplicáveis em nosso atendimento diário aos pacientes. Sempre que houver outra caravana, esperamos participar, assegurando assim nosso contínuo desenvolvimento profissional", disse Dr. Erick Sá, coordenador de Saúde Bucal de Belém do São Francisco.

Além das capacitações, o Conselho promoveu uma ação social em Serra Talhada, em parceria com a Prefeitura e a Colgate, voltada para as crianças do município. Dos 1.050 kits de higiene bucal fornecidos à Prefeitura, 300 kits foram distribuídos durante a ação. Além disso, as crianças participaram de atividades lúdicas para aprenderem hábitos saudáveis de higiene bucal desde cedo.

Com o encerramento da Caravana em Arcoverde, o CRO-PE conclui mais uma etapa de seu compromisso com a saúde bucal da população pernambucana. Através dessas iniciativas, o Conselho reforça seu papel como agente transformador, buscando continuamente a valorização profissional e a prestação de atendimento de qualidade para a população.