CRO-PE discute, no Sertão Pernambucano, os recursos da Portaria nº 960/23 do Ministério da Saúde

Data publicação: 22/11/2023

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) realizou uma visita ao Sertão do Estado nesta semana para abordar questões relevantes para a Odontologia. João Godoy, presidente da Comissão de Frente Parlamentar, representou o Conselho, participando de uma agenda intensa de reuniões na região.

Em São José do Belmonte, a agenda incluiu uma reunião com o Secretário de Educação, Izaías Barros, o Secretário de Saúde, Felipe Lucena, e o Coordenador de Saúde Bucal, Paulo Nuto, resultando em um projeto de entrega de kits de higiene bucal para os alunos da rede municipal. Compromissos também foram firmados para repassar os benefícios da Portaria n° 960/2023 aos profissionais do município.

Em Calumbi, o encontro foi com o Secretário de Saúde, Alisson Silva, a Assessora da Secretaria de Saúde, Tarciane Pereira, e o Coordenador de Saúde Bucal, José Pereira. Durante a reunião, acordou-se o repasse da Portaria n° 960/23 para os profissionais de saúde bucal do município, que será dividido de forma igualitária entre cirurgiões-dentistas e auxiliares, formalizado por meio de um projeto de lei a ser encaminhado à Câmara Municipal.

Em Betânia, a reunião se deu com a Secretária de Saúde, Aline Araújo, discutindo a nova Portaria nº 1924/23, que amplia os repasses para as equipes de saúde bucal, assim como o repasse da Portaria n° 960/2023.

A última reunião foi em Serra Talhada, com a Gerente da XI Regional de Saúde, Karla Millene, onde abordaram ações de Saúde bucal e a possibilidade da participação do CRO-PE na Comissão intergestores Regional (CIR).

"Essas iniciativas refletem o empenho do Conselho em estabelecer parcerias e aprimorar a qualidade da saúde bucal em todo o Estado. A expectativa é de que tais ações promovam impactos positivos tanto para os profissionais de saúde bucal quanto para a população. Precisamos, cada vez mais, estar presentes em todas as regiões, conversando com os gestores e ouvindo os profissionais, para atingirmos uma saúde bucal de excelência", afirmou Godoy.