CRO-PE interdita serviço público odontológico em unidade básica de saúde em Brejinho, no Sertão

Data publicação: 14/12/2023

Responsive image

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) realizou uma inspeção nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Brejinho, localizado no Sertão, com o objetivo de avaliar as condições da assistência clínica odontológica oferecida à população.

Durante a ação, o fiscal da região constatou que o serviço odontológico da Unidade de Saúde da Família (ESF) Vila de Fátima apresentava irregularidades que colocavam em risco a saúde dos pacientes e dos profissionais de saúde bucal. Diante disso, o local foi ética e preventivamente interditado.

Dentre os problemas observados, destacam-se: paredes e forro com áreas de infiltração e mofo; utilização de uma carteira escolar adaptada como mesa de atendimento; presença de vazamento em lavatório; cadeira odontológica com estofado necessitando de reparo e base apresentando ferrugem; instrumentais estéreis sem o devido registro da data de esterilização, entre outros.

Vale salientar que essas irregularidades foram as mesmas identificadas em uma inspeção anterior, evidenciando a inobservância como fator determinante para a interrupção das atividades.

O consultório permanecerá interditado até que a Prefeitura tome as medidas necessárias para regularizar a situação e garantir que esteja em conformidade com os padrões éticos e sanitários exigidos.

O CRO-PE continuará monitorando a situação para assegurar a qualidade e a ética nos serviços odontológicos prestados à população.



© 2024 cro-pe.org.br Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por