CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DA UFPE É INAUGURADO

Data publicação: 07/10/2016

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da UFPE foi inaugurado na manhã de hoje, 7, no prédio do curso de Odontologia, no Campus Recife. Criado segundo as Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal, norteado pelo Programa Brasil Sorridente, o centro ofertará à população recifense serviços especializados em Odontologia e é um investimento do Governo Federal com a Prefeitura da Cidade do Recife/ Secretaria de Saúde do Recife.

Estiveram presentes na inauguração o Reitor da UFPE, Prof. Anísio Brasileiro; a Coordenadora Nacional de Saúde Bucal, Drª Patrícia Lima Ferraz; o Secretário de Saúde do Recife, Dr. Jaílson Correia; o Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Pernambuco, Dr. Ailton Coelho; o Pró-Reitor Acadêmico, Dr. Paulo Sávio Góes e o Conselheiro do CRO-PE, Dr. Eduardo Vasconcelos.

"A importância deste CEO é a integração entre o ensino e o serviço, propiciando uma formação mais humanista do aluno, fortalecendo o SUS e ampliando o acesso à Saúde Bucal para o usuário do serviço público de saúde", comentou Vasconcelos.

MAIS INFORMAÇÕES:

O CEO da UFPE é do tipo III, segundo nomenclatura do Ministério da Saúde. Tem 14 cadeiras odontológicas para atendimento da população referenciada, proveniente das unidades de saúde da atenção básica, residente nos Distritos Sanitários do Recife, com vagas reguladas para este serviço. As especialidades ofertadas são Endodontia, Periodontia, Prótese Dentária, Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais, Atendimento a Pessoas com Deficiência, Diagnóstico Bucal – Estomatologia (com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca) e Cirurgia Oral Menor.

Por ser um CEO Escola, apresenta-se também como campo de prática da Rede SUS Escola para alunos da graduação em Odontologia da UFPE, tendo os professores deste curso como preceptores, bem como para cursos técnicos em Saúde Bucal, já recebendo inicialmente alunos em formação do curso técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra.

Os CEOs são estabelecimentos participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Assim como os demais CEOs, o Centro de Especialidades Odontológicas da UFPE, uma vez credenciado, receberá recursos do Ministério da Saúde para implantação e custeio (Portaria nº 1.341, de 13 de junho de 2012).

*Informações: Agência de Notícias da UFPE