I ENCONTRO REGIONAL DE FISCALIZAÇÃO NORTE E NORDESTE ACONTECE NA PARAÍBA

Data publicação: 30/03/2017

João Pessoa recebeu, durante os dias 27 e 28 de março, o I Encontro Regional de Fiscalização Norte e Nordeste. O encontro, que aconteceu no auditório do Conselho Regional de Odontologia da Paraíba - CRO/PB, contou com a participação de integrantes de Comissões e Setores de Fiscalização dos regionais da Paraíba, Maranhão, Bahia, Piauí, Sergipe, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rondônia, e promoveu a troca de experiências entre as equipes, visando uma maior eficiência nas ações de fiscalização.

Diante do aumento crescente do número de profissionais e entidades públicas e privadas na área odontológica, as instituições fiscalizadoras sentiram necessidade de construir uma estratégia mais eficiente de fiscalização, reforçando a missão dos Conselhos de Odontologia de fiscalizar o cumprimento dos preceitos legais e Éticos da profissão.

A abertura do Encontro, no dia 27 de março, ficou a cargo do Presidente do CRO/PB, Dr. Leonardo Marconi, e do Coordenador do Evento e Chefe de Fiscalização do CRO/MA, Dr. Leandro França. A programação do dia contou, ainda, com palestras sobre Termo Padronizado (Conselheiro do CRO/CE, Dr. Joaquim Pimentel), Procedimentos Padronizados (Coordenadora de Fiscalização do CRO/PE, Drª Berta Moreno), Interdição Ética (Coordenadora de Fiscalização do CRO/PB, Drª Cariles Oliveira) e Termo de Ajustamento de Conduta - TAC (Chefe de Fiscalização do CRO/MA).

Já o segundo dia começou com a palavra da Subcoordenadora do evento e Coordenadora de Fiscalização do CRO/PB, Drª Cariles Oliveira, e seguiu com apresentação sobre Anúncio, Propaganda e Publicidade, ministrada pelas Dras Valéria Quintela (Fiscal do CRO/SE) e Carla Barros (Coordenadora de Fiscalização do CRO/SE). A tarde contou com conversa sobre o tema Divisão Regional de Fiscalização (DRF), finalizando com entrega de certificados.

De acordo com a Coordenadora da Fiscalização do CRO-PE, Drª Berta Moreno, o Encontro foi extremamente importante para que a fiscalização seja cada vez mais uniforme e completa. "O encontro teve como objetivo propor a padronização dos procedimentos fiscalizatórios em todo o território nacional, iniciando os estudos pelas regiões Norte e Nordeste. Foram debatidas as ações realizadas pelos CROs presentes e alinhadas alternativas para que essas ações ocorressem de forma uniforme. Também foi pauta discutida no encontro a criação da Comissão Norte/Nordeste de Regulação dos Procedimentos Fiscalizatórios, tendo como Coordenador o CD fiscal do CRO-PI, Eryson Thiago Prado, a mim, Coordenadora da Fiscalização do CRO-PE, como subcoordenadora, e como Secretário da Comissão, o fiscal do CRO-MA, Leandro França", explicou Berta Moreno.

*Informações e fotos: CRO-PB