Data publicação: 13/08/2018
A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos - CBHPO, é um trabalho elaborado através de estudos realizados entre Entidades Odontológicas Nacionais em conjunto com as Entidades Nacionais de Especialidades e assessorados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas FIPE, da Universidade de São Paulo USP, no qual se foi constituída uma nova forma de valoração dos procedimentos odontológicos.
Além da atualização na forma de valorar os procedimentos, com separação em colunas de honorários e custos operacionais, foi revisada toda a nomenclatura dos procedimentos odontológicos e incluídos novos procedimentos e especialidades, que não constavam dos Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos VRPO.
Para elaborar a classificação hierarquizada dos procedimentos odontológicos, a FIPE solicitou inicialmente o rol completo desses procedimentos e recebeu dos contratantes um rol inicial de procedimentos, o qual foi completado pelos mesmos ao longo do ano de 2008, sendo o processo de construção do rol concluído apenas no final do ano (dez/2008).
Enquanto o conjunto de procedimentos era elaborado, a FIPE se reuniu diversas vezes com a comissão de representantes dos contratantes para avaliar os resultados e definir os passos seguintes. O objetivo da construção da CBHPO era construir uma classificação que indicasse a valoração relativa dos diversos procedimentos, se preocupando em obter valores relativos dos procedimentos e não preços absolutos. Para tal, a construção da classificação foi dividida em duas partes: uma tratou do reconhecimento do trabalho do Cirurgião-Dentista, procurando identificar os fatores que compõem seu trabalho e a intensidade com que cada um deles é usado em cada um dos procedimentos; a outra parte reconhecia os elementos que compõem o custo operacional dos procedimentos e transformá-los em uma escala de pontos independente da primeira.
Ou seja, duas escalas de pontos foram construídas para servirem de referência para a remuneração do Cirurgião-Dentista: A primeira servirá de referência relativa para a definição dos honorários do profissional, e a segunda mostrará a estrutura de custos operacionais dos respectivos procedimentos. Nenhuma delas indica preços ou honorários profissionais: elas indicam apenas a proporção que os honorários guardam entre si. A CBHPO não informa o preço dos procedimentos, apenas mostra qual a proporção que os preços dos procedimentos devem guardar entre si.
No relatório final da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos, vocês podem conferir o detalhamento acerca da pontuação do trabalho odontológico, correlação entre o valor dos procedimentos e a intensidade de atributos, segundo a especialidade odontológica, o resumo da metodologia usada para pontuação do trabalho do dentista nos procedimentos odontológicos, a pontuação para obter a escala do custo operacional, entre outros pontos que explicam a confecção da Classificação.
Confira o relatório final da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos: Clique aqui
Confira a tabela de referência 2018 com seleção de procedimentos: Clique aqui
Confira o site da CBHPO com a tabela completa de referência para 2018: Clique aqui