Data publicação: 02/07/2019
No final da manhã da segunda-feira, 01 de julho, a Associação Brasileira de Pernambuco SCDP/ABO PE, o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco CRO/PE e o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco SOEPE, por meio dos seus representantes, iniciaram a mobilização para criação da Frente Parlamentar pela Odontologia Pernambucana.
Na ocasião, o doutor Rogério Zimmermann, presidente da ABO-PE, o doutor Eduardo Vasconcelos, Presidente do CRO-PE e o doutor Ailton Coelho, presidente do Soepe, foram recebidos pelo Deputado Estadual Lucas Ramos, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco - Alepe. O parlamentar ouviu as demandas e destacou a importância das políticas de saúde bucal para a população.
Rogério Zimmermann chamou atenção para a necessidade da retomada da Política Nacional de Saúde Bucal, Brasil Sorridente, que se dirige a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, por meio da reorganização da Atenção Básica em saúde bucal.
Por sua vez, Eduardo Vasconcelos ressaltou que a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família visa proporcionar a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, em especial com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, e ainda, viabilizar a adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.
Para Ailton Coelho, a valorização do profissional é fundamental para maximizar a qualidade de serviços à população.
Também estiveram presentes na reunião os doutores Adelmo Aragão Neto, Conselheiro Tesoureiro do CRO/PE, Igor Morais, também Conselheiro do Regional, Grasiele Lima, Cirurgiã-Dentista integrante da Comissão da Frente Parlamentar e Vinícius Santiago, Coordenador de Relações Institucionais do CRO/PE.
As representações odontológicas cumpriram agenda parlamentar para efetivar políticas públicas que promovam melhores condições a população e profissionais.