Data publicação: 20/04/2020
Nessa terça-feira, 21 de abril, relembramos o patrono da Odontologia: Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes. Trabalhou como comerciante, minerador e se dedicou também ao exercício da profissão de "dentista", de onde surgiu o "Tiradentes".
Ao longo da história, a prática da saúde bucal foi se transformando cada vez mais, chegando à instituição dos Conselhos e à regulamentação da profissão por lei.
Atualmente, enfrentamos uma Pandemia e uma crise sem precedentes gerada pela mesma, onde o cenário mundial passa por profundas transformações.
A Odontologia é uma das áreas que integra essa grande mudança, pois se encontra na linha de frente de atuação não somente na saúde, mas contribuindo diretamente com o fortalecimento de ações de humanização em meio à situação caótica do momento.
A história da Odontologia se reinventa desde os seus primórdios. Tiradentes é considerado herói nacional torturado e morto, tendo o seu reconhecimento à luta pelos direitos fundamentais e democráticos mediante feriado nacional.
E nós, como profissionais da Odontologia, seguimos juntos nessa reconstrução que o momento de agora nos exige, atentos ao papel que devemos ter nesses momentos de crise: Agirmos coletivamente pelo bem de toda a população e classe.