Retorno da Qualicorp e da Allcare sobre suspensão de reajuste e manutenção do atendimento aos inadimplentes durante a Pandemia

Data publicação: 06/05/2020

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"O momento agora é de unirmos forças em prol do bem estar de toda a população, classe odontológica e da saúde de todos. Nós temos realizado o possível junto aos órgãos que podem, de fato, auxiliar os profissionais a atravessarem esse período crítico de crise. O Conselho tem buscado negociador junto aos setores melhoria das condições oferecidas aos profissionais. Entretanto, depende da aprovação e sensibilidade dos órgãos envolvidos. Por isto que continuaremos sendo transparentes nas ações de diálogo com os mesmos e com a classe principalmente neste momento onde os recursos podem não ser os ideais mas que tem vindo mediante esforço contínuo", comentou Eduardo Vasconcelos, presidente do CRO-PE.

No final de abril (28/04/2020) o CRO-PE solicitou à Qualicorp e a Allcare (administradoras de planos de saúde conveniadas com o Regional) a suspensão de todo e qualquer tipo de reajuste (anual ou de faixa-etária) pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, e a abstenção em suspender o atendimento dos inadimplentes enquanto durar a Pandemia do Coronavírus. O ofício abordava, entre outros pontos, a crise econômica que os profissionais da Odontologia atravessam mediante a suspensão dos atendimentos eletivos.

Em retorno, a Unimed Recife/Allcare informou, via ofício, que tem estado em pleno funcionamento na utilização máxima dos seus recursos humanos e estruturais, realizando investimentos para atender os clientes da melhor maneira possível.

Entretanto, mesmo sabendo que diante do atual cenário não se afigurar prudente qualquer ação que possa resultar em renúncia de receita de mensalidades, a Unimed Recife, junto à All Care Administradora de Benefícios, resolveu que, caso qualquer Cirurgião-Dentista participante do contrato se encontre em dificuldade para quitar sua mensalidade de plano de saúde entre os meses de maio e julho/2020, o mesmo poderá solicitar a referida administradora o parcelamento daquela mensalidade. Ou seja, a Unimed Recife/AllCare oferece a possibilidade de parcelamento da mensalidade que o profissional tiver dificuldade em quitar entre os meses de maio e julho/2020 (90 dias).

A Qualicorp retornou o contato via E-mail informando que tem acompanhado os possíveis danos e adequações relacionados a pandemia do COVID-19 e, neste sentido, enviou ofício (representados pela Assossiação Nacional das Administradoras de Benefícios - ANAB) para a ANS solicitando suspensão do reajuste anual no período de 01/05/2020 até 31/07/2020 para todos os clientes que quiserem fazer uso desse benefício uma vez que, como administradora, depende da adesão das Operadoras às propostas apresentadas pela ANS.

"As Operadoras de Saúde que mantemos em nosso convênio, Amil, Bradesco e Sulamérica aceitaram em prol de contribuir neste momento delicado, com a suspensão dos reajustes anuais (técnico-financeiros) previstos em contrato, no período de 90 dias (01/05/2020 à 31/07/2020). Ressaltamos que, segundo a ANS, a recomposição desses valores não cobrados durante os 90 dias deverá ocorrer a partir de outubro de 2020 e será diluída pelo mesmo número de meses impactados pela suspensão."

Em relação à Operadora Hapvida, assim como as Unimeds, a Qualicorp informou que as mesmas não aceitaram a proposta e terão seus reajustes mantidos.

Por fim, a Qualicorp ainda informou que, mediante a solicitação sobre a manutenção dos atendimentos aos inadimplentes durante a Pandemia, "a maioria das Operadoras não aderiu ao Termo de Compromisso proposto pela ANS. Tendo adesão de somente nove Operadoras, listadas no link do site da Agência abaixo. E já adiantamos que nenhuma delas faz parte do nosso convênio." Link enviado: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/coronavirus-covid-19/coronavirus-todas-as-noticias/5497-coronavirus-ans-divulga-operadoras-que-aderiram-ao-termo-de-compromisso
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