Clique aqui " />

Fiscalização em tempos de Pandemia: Paulista também recebeu os fiscais do Conselho

Data publicação: 18/05/2020

CRO-PE disponibiliza formulário online para denúncias acerca de falta de EPIs em tempos de COVID-19. Registre via formulário online para a fiscalização apurar o caso. Acesse: Clique aqui

As ações da fiscalização que vem ocorrendo durante a Pandemia aconteceram, também, no município de Paulista. Na quinta-feira, 14 de maio de 2020, foi a vez das Unidades de Saúde municipais receberem as orientações e a vistoria da equipe do CRO-PE. A abordagem acerca da importância do cumprimento das normas de biossegurança vigentes e do uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários frente à COVID-19 pela Equipe de Saúde Bucal foram enfatizados durante a ação.

Cinco (05) Unidades de Saúde da Família receberam a fiscalização: Aurora, Nobre, Arthur Lundgren Baixo II e Jardim Paulista Baixo III e Jardim Paulista Baixo IV. Nas Unidades a fiscalização apurou que os profissionais de Odontologia presentes estão envolvidos nos processos de triagem e acolhimento em relação à COVID-19.

Também foram fiscalizadas as urgências odontológicas que estão sendo atendidas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e nas Policlínicas Josino Guerra e William Nascimento. De acordo com a fiscal responsável pela ação, Danielle Frej, "procedimentos que geram aerossol estavam sendo realizados apenas no CEO onde estão disponíveis equipamentos compatíveis como a máscara N95, capote, entre outros".

Por fim, a fiscal entregou à Secretaria Municipal de Saúde termo de notificação referente à ausência de EPIs (máscara N95 e capote descartável) a fim de que a mesma fosse resolvida com brevidade. A Coordenação de Saúde Bucal do Município respondeu informando que, pela escassez dos equipamentos, estes estão armazenados na coordenação e sendo disponibilizados quando solicitados pelos profissionais.