Clique aqui " />
Data publicação: 20/05/2020
CRO-PE disponibiliza formulário online para denúncias acerca de falta de EPIs em tempos de COVID-19. Registre via formulário online para a fiscalização apurar o caso. Acesse: Clique aqui
Na última quinta-feira, 14/05/2020, além das ações em Paulista, a fiscalização do CRO-PE também esteve em Carpina. A fiscal responsável, CD Tatyana Farias, realizou vistorias nas Unidades de Saúde municipais e constatou que os serviços odontológicos do município não disponham de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados aos atendimentos de urgência realizados. "Observamos a ausência de máscara N95, avental descartável e protetor facial, o que prejudica a biossegurança dos profissionais e dos pacientes", explicou Farias.
Diante disso, a fiscal notificou a gestão a fim de que as medidas adequadas fossem tomadas e o Setor Jurídico do CRO-PE tomará as providências necessárias ao cumprimento dos termos, a fim de garantir condições dignas e salubres à Equipe Odontológica.
A fiscalização do CRO-PE tem acompanhado a situação dos serviços privados e públicos nos municípios de Pernambuco através de vistorias e orientações resultantes tanto de denúncias recebidas como de ações de rotina da equipe e tem tomado as medidas necessárias para que haja o respeito às normas vigentes de biossegurança.
Importante ressaltar que as ações da fiscalização estão seguindo as normativas direcionadas na Portaria da ANVISA (Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020) e na Nota Técnica 04/2020 (SES/PE e Entidades), ambas encontradas aqui no site do CRO-PE, na aba Legislação > Diversas.