Fiscalização em tempos de Pandemia: São Vicente Ferrer

Data publicação: 18/08/2020

Na manhã desta terça-feira, 18 de agosto de 2020, o CRO-PE realizou fiscalização de rotina nas Unidades de Saúde do município de São Vicente Ferrer que ofertam serviços de saúde bucal. O chefe do setor de fiscalização, Vitor Souto Maior e o presidente do CRO/PE, Eduardo Vasconcelos, estiveram em 06 Unidades verificando a situação de trabalho dos profissionais da equipe de saúde bucal, orientando acerca das normativas vigentes e, também, realizando entrega da doação dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI.

"Das 6 Unidades visitadas, 5 estavam funcionando apenas com serviços odontológicos de urgência. Em todas verificamos que os profissionais tinham acesso aos EPIs preconizados e pequenas pontuações foram realizadas. Elas serão enviadas ao município a fim de melhoria", explicou Souto Maior.

Durante as fiscalizações foram entregues protetores faciais aos profissionais da rede que atuam na saúde bucal do município. Ao todo, 30 EPIs foram doados. A ação integra a série de doações que o Regional vem realizando durante a Pandemia, a fim de auxílio e proteção ao profissional durante os atendimentos.

"É importante frisar que durante toda a Pandemia o Cirurgião-Dentista permaneceu realizando os atendimentos de urgência mesmo sem estudos científicos aprofundados sobre a dinâmica e os riscos do uso do aerossol, por exemplo. Sabemos dos riscos de contaminação, sabemos que a nossa profissão é insalubre e, exatamente por conta desse panorama atual, o profissional Cirurgião-Dentista deve receber insalubridade em grau máximo", pontuou Vasconcelos.

"Essa é uma demanda que o Conselho Regional tem defendido e acompanhado durante todo o processo de fiscalização. Sabemos que é uma questão trabalhista e, por conseguinte, será direcionada aos órgãos competentes: Sindicato da categoria e Ministério Público do Trabalho."