Data publicação: 06/07/2023
Representado pelo Superintendente Igor Morais, o CRO-PE marcou presença na 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília. O evento, que teve como tema Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia Amanhã vai ser outro dia!, reuniu profissionais e representantes de diversos setores da saúde, com o objetivo de buscar soluções para os desafios enfrentados pelo sistema de saúde do país.
A conferência foi considerada exitosa devido à aprovação de propostas que visam fortalecer a área odontológica e a carreira dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as propostas aprovadas, destacam-se questões relacionadas ao financiamento, à estrutura, ao piso salarial e à cobertura odontológica. Os resultados obtidos nessa etapa nacional servirão como base para o próximo ciclo de planejamento da União, subsidiando a elaboração do Plano Nacional de Saúde e do Plano Plurianual de 2024-2027, e determinarão as diretrizes do SUS para os próximos anos.
A Conferência Nacional de Saúde é realizada a cada quatro anos e desempenha um papel fundamental na definição e construção conjunta de políticas públicas voltadas para o SUS. Antes da etapa nacional, são realizados encontros municipais e estaduais pelos Conselhos de Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde, além de conferências livres que abordam temas específicos. Os delegados eleitos nas etapas municipais e estaduais levam as propostas que serão discutidas na etapa nacional.
O CRO-PE destaca a importância da aprovação desses projetos históricos, que têm como objetivo fortalecer a Odontologia e melhorar a atuação dos profissionais que trabalham no SUS.